Operação da PF desmantela grupo criminoso que usava empresas laranjas para lavar dinheiro na PB e outros três estados

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (16) a Operação Pallium, visando desarticular uma organização criminosa especializada em crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A operação contou com a participação de 85 policiais federais e o cumprimento de 20 mandados de busca em 10 cidades, localizadas nos estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Pernambuco (PE) e Paraíba (PB).

De acordo com as investigações, os criminosos atuavam através de uma rede de laranjas e empresas de fachada para movimentar recursos ilícitos obtidos com a prática de contrabando, descaminho, tráfico de drogas e outros crimes. O dinheiro era depositado e movimentado entre contas de pessoas físicas e jurídicas até ser enviado para o exterior através de mecanismos como o dólar-cabo.

A operação teve como objetivo coletar provas dos crimes investigados e identificar os membros da organização criminosa. Os envolvidos responderão pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, lavagem ou ocultação de bens, cujas penas podem variar de 7 a 24 anos de prisão.

Feliphe Rojas