Brasileiros na Faixa de Gaza têm comida para cinco dias e celulares cortados

Brasileiros que estão na Faixa de Gaza têm comida somente para os próximos cinco dias. Eles reforçaram o armazenamento de alimentos, prevendo que os bombardeios de Israel sobre o território aumentariam.

Neste sábado (28), o exército de Israel afirmou que “bombardeou 150 alvos subterrâneos” no norte da Faixa de Gaza durante a última, anunciou um comunicado militar. As comunicações de Gaza com o resto do mundo foram interrompidas na sexta-feira (27). Brasileiros conseguiram abastecer suas cozinhas fazendo compras em mercados das cidades de Rafah e Khan Yunes, no sul de Gaza, onde estão abrigados.

O governo israelense, do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, afirmou ter sido atacado no último sábado (7) da Faixa de Gaza por integrantes do Hamas, grupo que nasceu nos anos 80 e é uma das principais organizações islâmicas. A maioria dos membros da organização é sunita, que representa cerca de 90% dos muçulmanos e, segundo esta corrente de pensamento, o califa – chefe de Estado e sucessor de Maomé (570-632), deveria ser eleito pelos muçulman

Palestinos ocupam Gaza e a Cisjordânia. Dizem ter Jerusalém Oriental como a capital do seu Estado. Fronteiras no Oriente Médio ainda geram conflitos com israelenses. De acordo com o Intercept, nos territórios palestinos, a Autoridade Nacional Palestina, estabelecida nos Acordos de Oslo (1993), “o poder de uma prefeitura: assegura serviços como educação, saúde, transporte, etc”. “Mas o poder de controlar fronteiras, finanças, comércio, entre outros, pertence exclusivamente ao estado de Israel, o que limita severamente a autodeterminação palestina”.

Com 2 milhões de habitantes, Gaza fica entre Israel, na Ásia, e o Egito, na África. Tem 360 quilômetros quadrados (km²). O território passou a ser controlado por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005.

A Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou resolução que pede trégua humanitária em Gaza.

Brasileiros na Faixa de Gaza têm comida para cinco dias e celulares cortados apareceu primeiro em WSCOM.

Wallyson

Wallyson