Candidata progressista Luisa González lidera apuração no Equador e vai enfrentar direitista Daniel Noboa no segundo turno

 

 

Luisa González, a candidata do movimento Revolução Cidadã, e o candidato de direita, o empresário Daniel Noboa, estão liderando a apuração das eleições presidenciais extraordinárias do Equador, após o processamento de 92,3 por cento dos votos. González, representando o movimento Revolução Cidadã liderado pelo ex-presidente Rafael Correa (2007-2017), acumulou 33,2 por cento dos votos, enquanto Noboa obteve 23,6 por cento. Na terceira posição está o jornalista Christian Zurita, substituto de Fernando Villavicencio, com 16,5 por cento, enquanto o empresário especialista em segurança Jan Topic ocupa o quarto lugar, com 14,6 por cento, informa a Telesur.

Diana Atamaint, presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), confirmou que, de acordo com a tendência atual, haverá um segundo turno em 15 de outubro entre os dois candidatos mais votados. Isso ocorre porque, para vencer no primeiro turno, é necessário obter pelo menos 40 por cento dos votos e uma diferença de pelo menos dez pontos em relação aos outros candidatos. Ela também elogiou o povo equatoriano por esta jornada histórica e agradeceu às forças de segurança pelo decorrer tranquilo do processo eleitoral.

Luisa González, que será a primeira mulher na história eleitoral do Equador a disputar o segundo turno das eleições presidenciais, enfatizou a necessidade de paz, emprego, segurança, educação e acesso a medicamentos para o país. Ela fez um apelo à unidade de todos os equatorianos, tanto do setor público quanto do privado, para construir uma visão de pátria que proporcione condições dignas para todos.

González também expressou gratidão pela crescente aceitação nas urnas e rejeitou o que chamou de campanha difamatória contra ela e o movimento Revolução Cidadã, bem como seu gênero feminino. Ela enfatizou seu compromisso em fortalecer a democracia e garantir que o Equador tenha um governo próximo ao povo.

Por sua vez, Daniel Noboa se declarou como o oponente de Luisa González no segundo turno das eleições presidenciais extraordinárias do Equador. Ele lidera a contagem de votos com 25 por cento dos votos apurados e reconhecimento de derrota por parte dos outros candidatos. Noboa destacou a necessidade de uma abordagem fresca na política e expressou confiança em seu projeto.

Candidata progressista Luisa González lidera apuração no Equador e vai enfrentar direitista Daniel Noboa no segundo turno apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade

Rafael Andrade