O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) solicitou ao governador João Azevêdo (PSB) a instalação de empresas e indústrias e uma escola técnica estadual no Complexo Habitacional Aloísio Campos, a abertura de uma maternidade regional, além de um Centro de Referência no Tratamento de Doenças Raras em Campina Grande.

Em meio à reunião, surgem especulações sobre uma posível adesão de Tovar à base de joão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O presidente Adriano Galdino (Republicanos) declarou que o encontro pode resultar na adesão: “A vinda de Tovar para a base facilita a vinda de Romero para o Republicanos para ser candidato a prefeito de Campina Grande”.

Lucas Ribeiro, vice-governador da Paraíba e opositor da gestão de Bruno Cunha Lima em Campina Grande, também posou com Tovar e João após a reunião e falou em um “diálogo transparente e construtivo buscando o melhor para Campina Grande”.

Pedidos de Tovar

Os pedidos foram apresentados ao governador durante audiência realizada nesta quarta-feira (2), momento em que o deputado fez a defesa de Campina Grande e da Paraíba.

“Campina tem potencial inegável para abrigar as indústrias de grande porte que poderão ser instaladas na Paraíba. Não poderia ter perdido a oportunidade de pleitear ao governador essa ação para a Rainha da Borborema. Fiz isso publicamente e reiterei no nosso encontro hoje com o governador, que foi muito amistoso. Também aproveitei e levei outras três demandas da cidade. Minha defesa por Campina e pela Paraíba sempre estiveram acima de qualquer disputa eleitoral. Já agi assim em outros momentos políticos e hoje não foi diferente”, comentou o deputado.

Tovar apresentou quatro ofícios ao governador, com as demandas requeridas. Sobre a construção da maternidade regional em Campina Grande, Tovar lembrou que essa foi uma promessa de campanha e que, neste momento, a população campinense e região têm grande necessidade deste equipamento. “A Maternidade Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) encontra-se superlotada, uma vez que atende não apenas o município, são mais 170 cidades paraibanas pactuadas. Ela é referência no atendimento de gestantes de baixo e alto risco e também é um hospital escola, com residência em neonatologia e obstetrícia, e não dá mais conta de atender a demanda”, reforçou.

Na defesa pela implantação do Centro de Referência no Tratamento de Doenças Raras em Campina Grande, Tovar frisou que o pleito para a construção da unidade consta na lei 9.527 que foi aprovada e sancionada em 2011. A estimativa é que 74 mil pessoas convivam com doenças raras na Paraíba, que possui uma unidade estadual para atender os raros e auxiliar no diagnóstico e tratamento dessas enfermidades.

“João Pessoa já conta com uma unidade de doenças raras municipal, mas Campina Grande e toda a região polarizada não têm a quem recorrer frente a enfermidades que ninguém conhece bem”, relatou o deputado ao governador, afirmando que ter uma unidade de referência é fundamental para os raros e para as famílias que sofrem com doenças que, muitas vezes, limitam e provocam a morte prematura.

Tovar ressaltou que a falta de uma Escola Técnica Estadual no Complexo Habitacional Aloísio Campos tem acarretado prejuízos ao conhecimento especializado e ao desenvolvimento de competências profissionais, limitando as oportunidades de ascensão social e econômica das pessoas residentes na região.

“É notório que a implantação de uma instituição de ensino técnico estadual no Aluízio Campos contribuirá significativamente para a capacitação de jovens e adultos, bem como para o fortalecimento da economia local, uma vez que a formação profissional alinhada às demandas do mercado de trabalho impulsiona a geração de empregos e aprimora a produtividade das empresas da região”, argumentou Tovar.

Tovar se reúne com João Azevêdo com a presença de Lucas Ribeiro e cresce especulação sobre posssível adesão apareceu primeiro em WSCOM.

Wallyson

Pedidos de Tovar