Criminosos tentam incriminar presidente do CEE-PB, mas fraude é descoberta pela Polícia Civil

Uma investigação robusta da Polícia Civil da Paraíba desarticulou um grupo que tentou incriminar a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-PB), Adelaide Alves Dias. Um dos envolvidos nos crimes foi preso na quinta-feira (25) e confessou sua participação no esquema, detalhando as fraudes orquestradas.

O caso teve início em dezembro de 2023, quando depósitos em dinheiro, totalizando R$ 3 mil, foram realizados na conta bancária da professora Adelaide. Desconfiada, ela procurou a Polícia Civil para relatar o caso.

“A partir daí, iniciamos as investigações e descobrimos que um e-mail falso foi criado no Rio de Janeiro para simular pedidos de propina, supostamente feitos pela professora a uma empresa que buscava relações financeiras com o governo do estado. Como a empresa não conseguia fechar os contratos devido à exigência de documentações pela professora, em cumprimento ao seu dever, o plano para incriminá-la foi criado”, explica o delegado Paulo Ênio, designado para presidir o inquérito.

Após a simulação dos pedidos de propina, os integrantes da organização criminosa disseminaram prints das supostas conversas com a professora, com o objetivo de destituí-la da presidência do CEE-PB. Toda a farsa foi desmascarada pela Polícia Civil, com provas técnicas reunidas pela Unintelpol/PCPB e pela equipe de investigação do caso.

“O homem preso ontem tem 73 anos e diversas empresas em seu nome, no ramo de ensino à distância. Diante das apurações, ele confessou tudo na presença de seu advogado. Estamos trabalhando na identificação de outros envolvidos, o que certamente resultará em mais prisões nos próximos dias”, conclui Paulo Ênio.

PB Agora

Feliphe Rojas