Lula recebe Maduro em primeira visita de venezuelano ao Brasil desde 2015

dede

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta segunda-feira (29), com o líder da Venezuela, Nicolás Maduro, durante sua primeira visita ao Brasil desde 2015, em uma reaproximação entre os países na véspera de uma cúpula regional.

“Meu encontro com o presidente @LulaOficial constitui um fato histórico, transcendental e uma vitória da dignidade de nossos povos. O resgate e fortalecimento da união entre Brasil e Venezuela é o caminho correto que nos conduzirá ao desenvolvimento e integração da Pátria Grande”, disse Maduro no Twitter.

O ex-presidente Jair Bolsonaro proibiu Maduro de entrar no Brasil quando assumiu o cargo em 2019, uma medida que Lula suspendeu quando voltou ao poder este ano.

Lula e Maduro se encontraram no Palácio do Planalto e irão assinar acordos no início da tarde. Entre as questões na agenda está uma grande dívida que a Venezuela contraiu com o BNDES, disseram autoridades brasileiras.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá participar do encontro de Maduro e Lula, acrescentaram, assim como o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Maduro é um dos 10 presidentes sul-americanos convidados por Lula para uma cúpula que discutirá o lançamento de um bloco de cooperação regional no lugar da Unasul, criada em 2008 durante a gestão anterior de Lula com os líderes de esquerda da época de Venezuela e Argentina, Hugo Chávez e Cristina Kirchner, respectivamente.

A organização fracassou quando vários países sul-americanos elegeram governos de direita nos anos seguintes, criando fissuras diplomáticas no continente.

Lula recebe Maduro em primeira visita de venezuelano ao Brasil desde 2015 appeared first on InfoMoney.

Reuters

Reuters