Genial/Quaest: Parlamentares de oposição ampliam influência nas redes sociais

fachada senado Foto Leonardo Sa Agencia Senado

Deputados federais e senadores de oposição têm aproveitado os debates envolvendo a abertura da Comissão  Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) dos atos de 8 de janeiro e o PL das Fake News para ampliar a interação com eleitores e ganhar mais curtidas nas redes sociais.

Segundo a pesquisa Genial/Quaest, que apura o chamado Índice de Popularidade Digital (IPD) a partir de métricas das plataformas digitais, parlamentares que apoiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguem com desempenho tímido no ambiente virtual nos primeiros meses de governo.

Na Câmara dos Deputados, o estreante Nikolas Ferreira (PL-MG), conhecido por protagonizar debates sobre gênero e fazer ataques à esquerda, ocupa o topo da lista mais uma vez, seguido por Fábio Teruel (MDB-SP). O terceiro colocado é Eduardo Bolsonaro o (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que subiu duas posições em comparação com a edição anterior.

De acordo com a pesquisa, entre os 10 deputados com melhor desempenho nas redes sociais, 8 são da oposição e tiveram aumento na popularidade digital no último mês. André Janones (Avante-MG) é o único representante governista na lista, na 7ª posição, com queda no desempenho. No levantamento anterior, o parlamentar mineiro figurava entre os cinco primeiros.

Além dos debates sobre o PL das Fake News e a abertura da CPMI dos atos golpistas, o mês foi marcado por embates entre ministros e parlamentares de oposição nas comissões temáticas no Congresso. Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Flávio Dino (Justiça) estiveram à disposição para responder questionamentos dos parlamentares, e representantes da oposição aproveitaram para suscitar questões de cunho ideológico e assim tentar engajar seguidores nas redes.

No Senado Federal, o top 3 tem o estreante Cleitinho (PL-MG) na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sérgio Moro (União-PR). Assim como acontece na Câmara, senadores governistas têm patinado na popularidade digital, de acordo com os critérios estabelecidos pela Genial/Quaest. O primeiro apoiador do governo Lula a figurar na lista é Jaques Wagner (PT-BA), na 17ª posição.

O maior salto no ranking foi observado por Cid Gomes (PDT-CE), que avançou 14 posições e chegou ao 9º lugar este mês. Entre as postagens do parlamentar cearense que tiveram maior engajamento estão os questionamentos feitos por ele ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante sessão da Comissão de Assuntos Econômicos.

Segundo a Genial/Quaest, o IPD dos parlamentares é construído a partir de 152 variáveis coletadas no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Google. Essas métricas integram dimensões analíticas e são agrupadas de acordo com um modelo desenvolvido pela Quaest.

Genial/Quaest: Parlamentares de oposição ampliam influência nas redes sociais appeared first on InfoMoney.

luispereira