Brasil espera conclusão do acordo comercial UE-Mercosul ainda este ano

europa uniao europeia brasil

O Brasil espera que o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia (UE) seja concluído este ano, disse uma autoridade do governo neste domingo (23), encerrando anos de atraso e abrindo caminho para o aumento do comércio entre as duas regiões.

A UE e o bloco do Mercosul formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai concluíram as negociações em 2019, mas o acordo está suspenso devido a preocupações, principalmente na França, sobre o desmatamento da Amazônia e o compromisso do Brasil com a mudança climática.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu revisar a política climática de seu país. Enquanto a Alemanha pressionou por uma conclusão rápida, a França disse que está esperando para ver o progresso no Brasil.

Falando em Lisboa, Marcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) do Brasil, disse que as negociações com a UE estão em andamento e os países discutem as “exigências socioambientais” impostas pelo bloco.

“Os sinais são muito positivos,” disse Elias Rosa. “Faltam detalhes, mas acredito que fecharemos o o acordo, que será bom.”

Elias Rosa disse que todos os países do Mercosul trabalham com o mesmo objetivo de fechar o acordo, mas precisam concordar com alguns requisitos.

“O Brasil já cumpre as exigências socioambientais relacionadas à legislação trabalhista”, disse Elias Rosa. “É necessário que outros também concordem, mas estamos muito próximos disso.

“Eu diria que vamos fechar [o acordo] este ano.”

Portugal, assim como a vizinha Espanha, que assumirá a presidência do Conselho da UE durante o segundo semestre de 2023, são “aliados importantes” nas discussões com o bloco, disse Elias Rosa.

Juntamente com outros governantes, Elias Rosa está em Portugal no âmbito da visita de cinco dias de Lula, a primeira à Europa desde que foi eleito presidente.

Brasil espera conclusão do acordo comercial UE-Mercosul ainda este ano appeared first on InfoMoney.

Reuters