Educação empreendedora: conheça comportamentos para ser empreendedor de sucesso

Sebrae oferece desde cursos para despertar empreendedorismo em jovens a auxílio na gestão de seus negócios Mariana Moreno - da Empretec Distribuição/Sebrae Com cursos que atendem desde alunos do ensino fundamental da rede pública a um programa chancelado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Sebrae atua diariamente no desenvolvimento da educação empreendedora de jovens, empresários e ainda de quem deseja empreender. São cursos que auxiliam os pequenos negócios a gerenciar suas finanças, por exemplo, ou que desenvolvem os comportamentos necessários a um empreendedor de sucesso, como a autoconfiança e a construção de uma rede de contatos. Nos últimos cinco anos, o Sebrae Paraíba capacitou 145 mil alunos do ensino formal, entre ensino básico e superior. De acordo com a gerente da unidade de educação empreendedora (UEE) do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, os cursos de educação empresarial oferecidos tratam de temas que vão desde o marketing digital à gestão dos negócios. Eles são oferecidos por meio da loja on-line do Sebrae, do WhatsApp e, ainda, das unidades físicas do Sebrae espalhadas pelo estado. Já a educação empreendedora oferta soluções para os três níveis de ensino - básico, médio e superior. "Temos por exemplo o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltado para alunos do ensino fundamental, incentivando o espírito empreendedor por meio do debate, o estudo e a prática do empreendedorismo", explica. Segundo ela, a instituição conta ainda com oficinas de mindset empreendedor e ferramentas de planejamento como o Canvas que são ofertadas a cursos de ensino superior. Empretec: um atalho na vida do empreendedor "O Empretec encurtou caminhos, me deu alguns atalhos, foi fundamental nessa jornada", diz a empresária paraibana Mariana Moreno, CEO de uma empresa que atua na criação de documentos jurídicos utilizando princípios de design e experiência do usuário, transformando-os em documentos amigáveis para que qualquer pessoa entenda. Formada em Direito e com atuação acadêmica na área, Mariana via nos concursos públicos a possibilidade de estabilidade que almejava. Em 2018, no entanto, fez o Empretec e, segundo ela, foi "picada pelo bichinho do empreendedorismo". A metodologia aplicada pelo Empretec, criada pela Organização das Nações Unidas e aplicada com exclusividade pelo Sebrae no Brasil, possibilita aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades e melhorar a sua atuação no empreendedorismo. Além de abordar aspectos relacionados ao comportamento, a metodologia possibilita aos participantes uma experiência de como projetar o seu empreendimento no cenário econômico do mercado, com a definição de metas, busca de informações e uma maior organização para ampliar o nível de competitividade. Mariana conta que o Empretec foi, para ela, um "spoiler" da vida real do empreendedor. "Quando você é dono do negócio você precisa saber de tudo. Eu gosto de viver o dia a dia do empreendedorismo. Quando fiz o programa, descobri que tinha várias habilidades dentro de mim que eu podia desenvolver e me tornar uma empreendedora", conta. Após a experiência do curso (que é feito em seis dias de imersão), a empreendedora abriu seu primeiro negócio: o primeiro escritório de advocacia na Paraíba formado apenas por mulheres. Hoje, atua em São Paulo, com sua startup de documentos jurídicos com técnicas de design. "Eu vi que vale a pena empreender. Quando você tem disposição, é só ter persistência, inclusive esse foi um dos comportamentos que aprendi no Empretec. Porque não vai ser uma coisa bonita, calma o tempo todo. Se você realmente quer isso, é preciso assumir a vida do empreendedor. E eu aprendo todos os dias. São várias áreas diferentes que a gente aprenda, que tem que saber, tem que equilibrar vários pratos ao mesmo tempo, mas faz parte e é o que faz valer a pena", ressalta. Habilidades - Entre as dez habilidades desenvolvidas no Empretec, estão: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.
g1 > Paraíba