Empreendedorismo no futuro: conheça o comportamento da geração alpha, potencial público-alvo para novos negócios

Usina de dados desenvolvida pelo Sebrae Paraíba oferece materiais que destrincham tipos de consumidores para auxiliar o empreendedor a desenvolver seu negócio Usina de Dados Sebrae Distribuição/Sebrae Se quando o empreendedorismo começou a dar seus primeiros passos no Brasil, com a formalização dos pequenos negócios na década de 1990, a intuição era muito usada na hora de perceber quem seria o público-alvo das empresas e muitas vezes essas tentativas fracassavam, hoje é possível (e mais do que nunca, necessário) fazer um estudo e um planejamento sobre os anseios, comportamento, principais canais de interesse e necessidades do público-alvo que se deseja atingir. A boa notícia é que o Sebrae, que conta com uma expertise de 50 anos em empreendedorismo, disponibiliza, na Paraíba, a Usina de Dados do Sebrae, um ecossistema de criação e divulgação de informações inteligentes e relevantes para os pequenos negócios. Os filhos dos millenials, aqueles nascidos entre 1980 e 1995, muitos deles empreendedores atualmente, são fortes potenciais consumidores para empresas que estão se lançando no mercado. É a chamada geração Alpha, que você provavelmente já ouviu falar. E o Sebrae disponibiliza não só uma análise de quem são esses players, mas também exemplos de negócios focados nesse público, e um modelo de negócio pronto para ser aplicado a empresas. "Tão grande quanto a variedade de possibilidades de investimento nessa área é a quantidade de estratégias de marketing que existem. Por isso, o primeiro passo para saber qual seguir é traçar objetivos e, a partir deles, gerar planos de ação que façam você chegar aos seus objetivos, e também conseguir se comunicar com os consumidores", afirma o analista técnico do Sebrae Paraíba, Ismael Nóbrega. A geração Alpha engloba aquelas crianças nascidas a partir de 2010. Têm como principais características enquanto consumidores o fato de serem totalmente conectados, com aparelhos eletrônicos sendo praticamente uma extensão de seu corpo; consumidores que buscam uma experiência; e, claro, o fato de ainda serem crianças e, portanto, dependentes dos pais. Conhecer não só as crianças mas transmitir segurança para os pais, então, é a regra número zero de quem deseja abrir um negócio com foco nesse público - que em cinco anos representará uma população de 2,5 bilhões de pessoas no mundo. Segundo o analista, as empresas da atualidade buscam dar poder e oportunidades a seus consumidores, no caso, a geração alpha, para que antes que precisem falar com os pais, possam experimentar vários fatores que criem argumentos para, se necessário, usá-los para influenciar os mais velhos.”Em muitos casos, as empresas buscam criar uma espécie de programa de fidelidade baseado em pontos que podem ser trocados, seja por serviços, divulgações ou produtos. O princípio da reciprocidade funciona até com os menores, pode ter certeza”, explica. SebraeTec também auxilia empresas a pensarem - e se adequarem - ao futuro Outro programa oferecido pelo Sebrae também essencial para quem busca empreender é o Sebraetec. São consultorias tecnológicas que fazem os empreendedores se tornarem mais competitivos, contribuindo para a melhoria de processos, produtos e serviços nos pequenos negócios através da implantação de soluções inovadoras. De acordo com o gestor do Sebraetec na Paraíba, Joacir Souto, as consultorias focam em: inovar em produtos, processos e design; eliminar desperdícios e reduzir custos; implantar práticas sustentáveis e obter certificações; automatizar processos e atuar em comércio eletrônico; e melhorar a qualidade e a produtividade. "Por meio do Sebratec a gente conscientiza os empresários dos ganhos que eles podem ter quando investem em tecnologia", afirma o gestor. Atualmente, são 143 fornecedores atuando, que já atenderam quase 2 mil empresas somente em 2022. Dessas, 49,2% tiveram aumento do faturamento, sendo 2/3 em mais de 10%.
g1 > Paraíba