Startup atendida pelo Sebrae auxilia empreendedorismo dos pequenos negócios com plataforma de vendas digital

Tecnologia e criatividade têm sido foco de ações realizadas pelo Sebrae para apoiar empreendedorismo de forma sustentável A história entre ShowKase e Sebrae Distribuição/Sebrae Com a inspiração da mãe, que criou seis filhos no Sertão da Paraíba por meio do empreendedorismo nato que corria em suas veias, os paraibanos Jefferson Araújo e Jackson Araújo criaram a startup que, com o apoio do Sebrae, hoje já atende mais de 5 mil pequenos negócios em todo o país, a ShowKase. Uma plataforma de e-commerce que, para muitos empreendedores, foi fundamental para que também conseguissem se manter ativos durante a pandemia, fazendo a migração para o mundo digital. E isso só foi possível com o Sebrae - que através do incentivo e apoio às startups, promove de forma encadeada a sustentabilidade nos pequenos negócios. Com grande impacto na economia mundial, as startups tratam-se de um modelo de negócio que pode ser alavancado e replicado para alcançar um público maior que possua uma determinada demanda, inserindo tecnologia e inovação em produtos e serviços que melhorem a vida das pessoas. É o que fez a ShowKase. A plataforma auxiliou, por exemplo, a empreendedora Célia Manfrin, que pôde reabrir sua loja de roupas e acessórios, no auge da pandemia, de forma online, quando as empresas passaram por grandes dificuldades devido à necessidade de isolamento e fechamento do comércio. "Ajudamos pequenas empresas a vender de forma descomplicada na internet. Reunimos as principais práticas para trazer competitividade para os pequenos negócios e eles consigam competir com grandes players do mercado", afirmou o CEO da empresa, Jefferson Araújo, acrescentando que durante o período houve dias em que foram abertas de 100 a 150 lojas por dia e algumas dessas conseguiram aumentar seu faturamento em mais de 30% em menos de 60 dias. De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Rafaella Catão, além dos programas de pré-aceleração e aceleração de startups, uma das principais atuações da instituição atualmente é a criação do Hub de inovação, com o envolvimento dos principais atores nos eixos do governo, educação, sociedade civil e empresariado. "Estamos realizando encontros semanais para propor e realizar ações que melhorem o ambiente de inovação local, integrando os atores e possibilitando a criação de uma jornada para as startups. Além de conectar as ações de cada ator, de forma que a divulgação dessas ações seja potencializada e não haja sobreposição de programas", afirma. Negócios Criativos focam em inovação e criatividade para futuro do empreendedorismo No estado, trabalhos desde a renda renascença, que movimenta mais de três mil rendeiras no Cariri, até rotas culturais como a Rota do Brejo ou a Rota de Ciclismo Vale dos Sertões têm recebido o apoio do Sebrae para o desenvolvimento de um empreendedorismo focado na inovação e na criatividade, através de ações voltadas para a economia criativa, outro setor em contínua expansão através de projetos sustentáveis, inovadores e estratégicos. "As empresas estão se tornando cada vez mais dependentes da criatividade no cenário econômico atual. Estão usando menos recursos tangíveis e mais recursos intangíveis, como destaco a criatividade, a tecnologia, cultura, relações de confiança, experiência humana e conhecimento", destaca a gestora de economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim. Ela destaca ainda que os criativos enxergam os problemas como desafios, são resilientes e não se deixam atingir pelo medo ou pelas adversidades. "A economia criativa possibilita aos empreendedores criativos a inspiração necessária e o caminho mais viável, para melhorar os negócios e o lugar onde vivem, motivadas pela diversidade cultural, inclusão social, sustentabilidade e inovação", ressalta. De acordo com o Mapeamento da Economia Criativa do Nordeste, foram mapeadas 42 empresas na Paraíba em vários segmentos. Além desse estudo, foram atendidos pelo Sebrae cerca de 60 negócios de economia criativa em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Queimadas, em 2019 (clique aqui para conferir).
g1 > Paraíba