Do mercadinho à startup: quase 250 mil pequenos negócios na PB promovem desenvolvimento sustentável da economia com apoio do Sebrae

Instituição que está completando 50 anos atua através de cursos, criação de ecossistemas e incentivo a políticas públicas Sebrae completa 50 anos de atuação no país e já contribuiu para quase 250 mil pequenos negócios na Paraíba. Divulgação/Sebrae PB Do cafezinho na esquina à startup capaz de oferecer soluções inovadoras, um total de 249.941 pequenos negócios hoje contribuem para o desenvolvimento sustentável da economia da Paraíba e o Sebrae, que este ano completa 50 anos de atuação no país, comemora lado a lado do empreendedor as importantes conquistas alcançadas ano a ano. Com mais de 1500 colaboradores ao longo dos 50 anos de história (clique aqui para conhecer quem fez e quem faz o Sebrae), o Sebrae Paraíba vem alinhando inovação à sustentabilidade: por meio da educação empresarial e empreendedora, oferece soluções que formam líderes no mercado, desde a época em que o estado ainda era predominantemente voltado para a agricultura e indústria até os dias atuais, em que o ambiente de negócios é um dos principais responsáveis pela geração de emprego e renda para a população. Passando por marcos como a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006, às prorrogações dos prazos de pagamento de impostos às empresas inscritas no Simples Nacional durante a pandemia de Covid-19 aos pequenos negócios, o Sebrae atua ainda na implantação das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, como a instalação da Sala do Empreendedor em diversos municípios, e oficinas que esclarecem ao dono do pequeno negócio como ele pode se transformar também em um fornecedor para o governo. Só em 2022, pequenas e micro empresas já foram responsáveis por gerar mais de 17 mil empregos no estado, enquanto o número de postos de trabalho produzidos pelas médias e grandes empresas foi de 3.265, de acordo com dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho. Além de gerar empregos, são essas empresas, também, que fazem com que o dinheiro circule na economia local, reduz custos com logística e, por fim, beneficia o próprio consumidor, que tem acesso a um produto personalizado por um preço justo em contraproposta às produções de grandes marcas. O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, destaca a importância da instituição como referência quando o assunto é empreendedorismo. “Nosso propósito é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do país e esses números da Paraíba mostram que estamos cada vez mais firmes na nossa missão”, destacou. Segundo ele, a atuação do Sebrae ao longo destes 50 anos de vida prova o quanto a instituição é essencial para o pequeno negócio no país e, principalmente, na Paraíba, estado reconhecidamente vocacionado para o desenvolvimento do empreendedorismo em diversas áreas. Ao todo, são 11 agências distribuídas em todo o estado da Paraíba, oferecendo soluções que atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado. Hoje, os municípios de João Pessoa (com duas unidades), Campina Grande, Araruna, Cajazeiras, Guarabira, Itaporanga, Monteiro, Patos, Pombal e Sousa contam com agências Sebrae, atuando como pólo de apoio aos empreendimentos também dos outros municípios circunvizinhos. Com essa atuação, são histórias como a da empreendedora Kaline Batista, proprietária da loja Kaline Modas na cidade de Campina Grande, que se tornam possíveis. “Iniciei como feirante, depois me tornei sacoleira e consegui no ano de 2011 com muita dedicação colocar a minha loja própria, que atualmente conta com duas unidades. Os desafios são grandes, mas com o apoio da minha família e a parceria junto ao Sebrae, com orientações de atendimento ao cliente, uso das redes sociais, análise de mercado e outros cursos o crescimento aconteceu”, comentou. Lei Geral da Micro e Pequena Empresa Com 16 anos atualmente, a lei, que classifica as empresas pela sua receita bruta anual, prevê tratamento simplificado e ágil para as micro e pequenas empresas. Devido a ela, por exemplo, MPE têm acesso a um regime tributário simplificado e, além disso, é previsto que compras de até R$ 80 mil reais por órgãos públicos devem ser feitas obrigatoriamente de MPE. A lei, que prevê ainda que os órgãos compradores deverão aplicar benefícios como os do empate ficto, que considera empatada uma MPE com proposta 10% acima de uma oferta feita por uma grande empresa (ou 5% para pregão), dando à MPE o direito de efetuar uma oferta mais baixa, para se sagrar vencedora. Confira como se dá a atuação do Sebrae em apoio às pequenas empresas: Ações de incentivo ao empreendedorismo e orientação no processo de formalização das empresas. Programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, assim como promoção de feiras, exposições e rodadas de negócios. Cursos direcionados para organização de finanças, estudo de mercado, posicionamento de marcas e atendimento ao cliente. Oferecimento de soluções, próprias e de mercado, de forma efetiva e customizada para os pequenos negócios através de programas como o SebraeTec. Criação de ecossistemas de inovação e atuação em rede para transformação do ambiente de negócios e dos territórios. Promoção do ambiente sustentável para a efetivação das políticas públicas locais, através da Sala do Empreendedor, do incentivo às compras governamentais pelas MPEs e do reconhecimento as ações nesse sentido por meio do Prêmio Prefeito Empreendedor. Elevar a competitividade e produtividade dos pequenos negócios, entender as necessidades do cliente e promover o bom relacionamento com práticas de inovação e criatividade.
g1 > Paraíba