XXII Congresso Nacional da Cobrapol é marcado pela posse da nova diretoria e alterações estatutárias

XXII Congresso Nacional da Cobrapol é marcado pela posse da nova diretoria e alterações estatutárias

Durante o encontro, lideranças decidem lutar contra texto da Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil apresentada pelo Governo Federal

WAN1185

Integrar, planejar e fortalecer. Esses foram os verbos que nortearam os debates ocorridos nos dias 23 e 24 de agosto, durante o XXII Congresso Nacional da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol). Entre outros palestrantes, o evento contou com a participação do advogado, ex-ministro da Justiça e ex-advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, que abordou temática referente à Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil. O Encontro, com o tema “Desafios e Perspectivas para a Categoria Policial Civil do Brasil”, ocorreu em Brasília/DF. Os deputados federais Luis Miranda e Fábio Henrique participaram da mesa de abertura do evento.

WAN1188

O Congresso reuniu cerca de 150 participantes, contando com a participação e deliberação de entidades filiadas de todo o Brasil e Federações Interestaduais. Para o presidente da Cobrapol, Adriano Bandeira, o evento atingiu as expectativas. “Conseguimos dialogar de forma propositiva, em um Encontro marcado pela posse da nova diretoria, alterações estatutárias, palestras com temas da atualidade, discussões relacionadas à Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil e perspectiva de um planejamento de atividades colaborativo por parte dessa nova gestão”, destacou.

O próximo Encontro Nacional da Cobrapol já tem data definida: ocorrerá entre os dias 08 e 09 de dezembro, em Aracaju/SE, com programação a ser divulgada em data mais próxima do evento.

Lei Orgânica

No âmbito da Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, o vice-presidente licenciado da Cobrapol, Itamir Lima, apresentou os pontos retirados do texto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A categoria policial civil segue insatisfeita em todo o país com as alterações propostas pelo Governo Federal e decidida a lutar pelo texto original, elaborado conjuntamente com a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (Anerb), além de outras entidades do Terceiro Setor.

WAN1405

“As lideranças presentes no evento destacaram que o Governo Federal não está alinhado à necessidade da sociedade e que não tem nenhum compromisso com os policiais civis. Faz mais de 29 anos que o primeiro normativo foi encaminhado para a Câmara dos Deputados com o objetivo de aprovar a Lei Orgânica. Nos últimos dois anos e meio houve um entendimento do texto entre a Cobrapol e Adepol, mas mesmo assim o Ministério da Justiça e Segurança Pública destruiu o nosso texto. Essa proposta atual do Governo Federal não será aceita pelos policiais civis”, completou Adriano Bandeira, presidente da Cobrapol.

WAN1336
WAN1511
charles lustosa dos passos

charles lustosa dos passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.