lula oculos cirurgia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou nesta terça-feira (24) o Projeto de Lei Complementar 136, que trata do acordo feito pelo governo com os estados e o Distrito Federal para compensar perdas com a arrecadação do ICMS no ano passado.

A medida prevê uma compensação de R$ 27 bilhões para as Unidades da Federação (UFs), devido à mudança do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e telecomunicações feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na véspera da eleição de 2022, e também reduz gastos com o piso da Saúde neste ano.

O PLP foi um acordo costurado entre governo, estados e municípios e prevê uma antecipação de R$ 10 bilhões dos recursos a estados e municípios, seja por repasses diretos do Tesouro ou abatimento de dívidas. O valor seria pago em 2024.

O texto também determina que a União faça um repasse extra de R$ 2,3 bilhões ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outro de R$ 1,6 bilhão ao Fundo de Participação dos Estados (FPE).

“Vamos assegurar que nenhum município perderá nada de arrecadação em relação a 2022. Isso significa que vamos garantir aos municípios a mesma quantidade de dinheiro”, disse Lula em vídeo publicado no X (antigo Twitter). “Aos estados, vamos garantir a recomposição das perdas de arrecadação”.

O presidente disse ainda que a sanção “demonstra compromisso do governo federal em continuar promovendo crescimento da economia, equilibrar a distribuição de recursos e aliviar as dificuldades fiscais dos municípios e estados”.

Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

Lula sanciona projeto que compensa perdas do ICMS e reduz gastos com piso da Saúde neste ano appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo