Privatização da Sabesp: Tarcísio diz que enviará amanhã projeto de lei à Alesp

52907524710 bc71563eb1 c

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (16) que vai enviar amanhã, terça-feira (17), o projeto de lei para privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) à Assembleia Legislativa do Estado (Alesp).

Antes de enviar o projeto à Casa, Tarcísio disse que vai se reunir com os deputados estaduais da base governista para mostrá-los as premissas do modelo de privatização da empresa de saneamento.

Ele se comprometeu a apresentar os pontos da modelagem e aspectos importantes, como a forma como o governo pretende reduzir o preço da tarifa de água e esgoto no estado e como essa redução será sustentada ao longo do tempo.

Ainda segundo o governador, será mostrado aos deputados como o estado pretende proteger a empresa diante da necessidade de novas licitações no fim de cada contrato e como a desestatização ajuda a proteger tanto o mercado da Sabesp (SBSP3) quanto a lógica de investimentos cruzados que existe hoje.

“Então a gente apresenta o modelo e o projeto de lei. Vamos explicar ponto por ponto, tópico por tópico, dispositivo por dispositivo, e a nossa ideia é amanhã mesmo apresentar o projeto de lei à Assembleia Legislativa”, disse o governador após participar do 8º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que a Abimaq realiza em São Paulo.

Tarcísio destacou ainda que já vem conversando com prefeitos que têm contratos com a Sabesp e que falta conversar com poucas prefeituras.

“Vamos fazer uma nova rodada de recuperação de conversas com as prefeituras restantes e já iniciamos a segunda etapa com as prefeituras, que é a construção dos anexos, que é aquilo que vai substituir os contratos”, afirmou. “Será um grande contrato com vários anexos, um para cada prefeitura, e estabelecer aqueles investimentos que serão necessários nos próximos anos para chegar aos R$ 66 bilhões até 2029 e estabelecer a universalização da concessão dos serviços nos próximos anos”.

O governador disse que o projeto será enviado em regime de urgência e que está otimista, com uma aprovação ainda neste ano. “Dentro do nosso cronograma é possível fazer a votação entre final de novembro e início de dezembro, antes do encerramento da atividade legislativa em 2023”.

Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

Privatização da Sabesp: Tarcísio diz que enviará amanhã projeto de lei à Alesp appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo