Cícero Lucena autoriza construção de uma USF em Mumbaba

A Prefeitura de João Pessoa segue avançando para cobrir 100% os serviços de saúde na cidade. Nesta segunda-feira (16), o prefeito Cícero Lucena reforçou o compromisso com a autorização da construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Canaã, em Mumbaba, a sétima de um total de 12 que serão erguidas do zero pela gestão municipal. Durante a solenidade, o gestor ressaltou que serão mais de 40 novas equipes atuando no atendimento à população da Capital.

WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.37.12

“Fico muito feliz porque nós estamos acabando com área descoberta, onde uma equipe de saúde da família que tem como limite máximo de atendimento a quatro mil pessoas, tinha delas que atendia oito mil pessoas. Então, o serviço não é prestado com a qualidade, com a eficiência, por mais que o profissional se esforce. Mas, agora, serão 10 unidades básicas de Saúde. Estamos construindo cerca de 40 novas equipes de saúde da família”, disse o prefeito, que acompanhou os serviços que estão em andamento em Mumbaba.

O investimento é de R$ 2,4 milhões. O equipamento vai atender, em um espaço com serviço informatizado e ambientes climatizados, cerca de 12 mil moradores. A unidade terá três equipes com médico, enfermagem, agentes de saúde, odontologia e farmácia, vacinas, entre outros serviços, como saúde da mulher, exames e clínico geral. O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, lembrou de outros avanços na Saúde, a exemplo da informatização dos serviços, dos mais de mil procedimentos hemodinâmicos no Hospital Santa Isabel, melhorias do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Hospital do Valentina e Upa de Cruz das Armas.

“O prefeito teve um grande desafio quando entrou na Prefeitura, o primeiro era reestruturar a área da Saúde. Os prédios estavam todos sucateados, todos depredados, então ele começou a ser um grande programa de reformas. Nós já vamos com quase metade dos prédios da saúde reformados, informatizados, com internet, e agora ele está expandindo, graças a Deus. Essa é a sétima ordem de serviço das unidades básicas de saúde, os nossos hospitais com prontuário eletrônico também reformados, a nossa capacidade de atendimento praticamente duplicou, então são muitos avanços”, pontuou.

Para a moradora Ana Luiza de Lima, a USF em Mumbaba representa uma conquista esperada há muito tempo e que vai melhorar a qualidade de vida. “Porque a gente vai ter serviço de saúde praticamente na porta de casa, sem precisar ir pra longe. Tem minha família inteira e eu, que precisamos de uma consulta, de medicamentos, uma vacina. Ou seja, são serviços como esses que a gente, tendo acesso, melhora muito a vida”, afirmou.

Novas USFs na zona Sul – A região com maior crescimento populacional da cidade está recebendo o olhar da gestão municipal para atender a demanda por serviços e desafogar os equipamentos já existentes. Já são cinco USFs – Valentina, Colinas do Sul, Jardim Cidade Universitária, Mangabeira e agora Mumbaba, que já receberam a ordem de serviço.

Outras intervenções na região – Ainda na região de Mumbaba, incluindo o Bairro das Indústrias e Jardim Veneza, a Prefeitura de João Pessoa executa também obras de drenagem com capacidade de guiar as águas que vêm de diversos outros pontos do bairro, que antes alagavam. Na região, incluindo o Bairro das Indústrias, já foram inauguradas 44 ruas e outras 38 estão com serviços em execução ou contratados.

Cícero Lucena autoriza construção de uma USF em Mumbaba apareceu primeiro em WSCOM.

Wallyson