Toffoli mantém multa de R$ 20 mil a Bolsonaro por reunião com embaixadores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou um pedido apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro (PL) contra uma multa de R$ 20 mil determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois que o ex-ocupante do Planalto questionou sem provas a segurança do sistema eleitoral brasileiro, durante uma reunião com embaixadores no ano passado em Brasília (DF).

Em junho deste ano (2023), o TSE deixou Bolsonaro inelegível por oito anos. O recurso analisado pelo ministro não é referente a essa condenação, mas apenas à multa, aplicada ainda no ano passado. A defesa do ex-chefe do Executivo federal questiona a inelegibilidade, mas em outro recurso.

Durante o seu mandato (2019-2023), Bolsonaro tentou passar para a população a mensagem de que o Poder Judiciário atrapalhava o governo. Ele também defendeu a participação das Forças Armadas no resultado da eleição.

Toffoli mantém multa de R$ 20 mil a Bolsonaro por reunião com embaixadores apareceu primeiro em WSCOM.

Wallyson