Bruno Cunha Lima explica demissão em massa e fala em necessidade de “cortar na própria carne”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), concedeu entrevista coletiva, nesta segunda-feira (2), para explicar as medidas administrativas  de contenção de despesas e a decisão de reorganização administrativa na gestão municipal. Na última sexta-feira (29),  o gestor anunciou corte de pessoal, diminuição de gratificações e redução do próprio salário e da equipe de secretários municipais.

Segundo Bruno, foi preciso “coragem para cortar na própria carne”, após a redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) realizados pelo Governo Federal. Editado pelo prefeito na madrugada de sexta (29) para sábado (30), o decreto municipal exonera os servidores contratados por excepcional interesse público ou cargos comissionados.

“Ou você corta na própria carne como nós estamos fazendo, diminuindo o salário de prefeito, dos secretários, diminuindo gratificações, obrigando naturalmente a suspensão do pagamento de diárias e suspendendo viagens oficiais”, declarou o prefeito durante a coletiva.

Para ratificar a necessidade das medidas de cortes de despesas, Bruno apresentou números de quedas no FPM, ICMS e Fundeb, comparando os anos de 2022 e 2023, alegando que nunca se esquivou da responsabilidade de tomar decisões, ainda que essas sejam difíceis. “Temos a coragem, a ousadia e a determinação para fazer o que precisa ser feito para transformar Campina e enfrentar esse momento com transparência”, disse.

Durante a apresentação das medidas, o prefeito Bruno anunciou uma série de ações, incluindo uma redução de 20% em seu próprio salário, bem como a redução dos vencimentos dos secretários, cortes nas gratificações e despesas administrativas. Ele enfatizou que essas medidas visam aprimorar os serviços públicos e o atendimento à população.

“Essas medidas que estamos tomando, de diminuir gratificações e nossos salários, tem um único objetivo: para preservar o trabalho das pessoas e o andamento das nossas obras. Todo momento de crise é uma oportunidade de preservar quem trabalha com muito afinco”, destacou.

Antes de encerrar a coletiva de imprensa, o prefeito destacou que a adoção de medidas administrativas semelhantes já ocorreu em outras administrações municipais de Campina Grande e também no Governo do Estado. Ele ressaltou que, de forma preventiva, está lidando com os desafios financeiros, optando por reduzir despesas e reestruturar a administração em vez de aumentar os impostos.

 

Bruno Cunha Lima explica demissão em massa e fala em necessidade de “cortar na própria carne” apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante

Cristiane Cavalcante