Ex-dirigentes do Botafogo-PB e ex-chefe de arbitragem são condenados na Operação Cartola

 

A 4ª Vara Criminal de João Pessoa anunciou a condenação, em primeira instância, de quatro ex-dirigentes do Botafogo-PB e do ex-chefe da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba, José Renato, no âmbito da Operação Cartola. Breno Morais, Guilherme Novinho e Zezinho Botafogo foram sentenciados por manipulação de resultados no futebol paraibano em 2018. As penas de reclusão foram substituídas por multas e serviços comunitários.

O caso em questão refere-se ao jogo Botafogo-PB 3 x 3 CSP, ocorrido em 11 de fevereiro de 2018, pela sétima rodada do Campeonato Paraibano daquele ano. A súmula do jogo teria sido adulterada para evitar possíveis punições ao Botafogo-PB.

Além dos condenados, três pessoas foram absolvidas: Alexandre Cavalcanti e Francisco Sales, ex-dirigentes do Botafogo-PB à época, e Alex Fabiano, empresário que agenciava jogadores. A Justiça entendeu que eles não tiveram envolvimento direto na manipulação do resultado.

Os condenados têm o direito de recorrer da decisão por meio de recurso contra a sentença. A Operação Cartola, iniciada em 2018, teve como objetivo investigar a manipulação de resultados no futebol paraibano envolvendo membros da Federação Paraibana de Futebol, representantes de atletas e dirigentes de clubes.

Ex-dirigentes do Botafogo-PB e ex-chefe de arbitragem são condenados na Operação Cartola apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade

Rafael Andrade