Appy diz que Imposto Seletivo não tem objetivo de arrecadar

52603048138 2480dbfb82 c

Após críticas da oposição ao Imposto Seletivo criado na reforma tributária para tributar produtos que fazem mal à saúde ou que sejam prejudiciais ao meio ambiente, o secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy, garantiu que o instrumento não é uma “porta aberta” para o governo ir atrás de mais receitas.

Ontem, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi às redes sociais argumentar que o Imposto Seletivo permitirá ao governo “sobretaxar tudo aquilo que ele julgue ser prejudicial à saúde ou ao planeta”. “Por exemplo, sobretaxar importantes insumos do setor agrícola deixando os alimentos mais caros. Ou aumentar o custo dos transportes, majorando o preço final dos combustíveis”, completou.

Em entrevista ao Broadacast(sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Appy lembrou que a definição dos bens que serão taxados pelo Imposto Seletivo caberá ao Congresso Nacional, minimizando a chance de itens essenciais serem atingidos.

“Imagina, não é esse o objetivo. As pessoas falam que ‘Imposto Seletivo’ é uma redação muito genérica, mas ‘Imposto sobre Produtos Industrializados’ não é genérico também? Quem vai votar a regulamentação do Imposto Seletivo é o Congresso, não tem chance de entrar nada que seja irracional”, rebateu.

Appy argumentou ainda que 60% da receita do Imposto Seletivo pertencerão aos Estados e municípios. “Não tem por que a União usar esse tributo para fins arrecadatórios, não faz sentido. É um tributo que será utilizado com caráter regulatório. As pessoas estão achando que vamos usar para fins arrecadatórios, mas não vamos”, enfatizou.

A regulamentação do Imposto Seletivo, por meio de uma lei complementar, deve ocorrer apenas em 2024. Segundo Appy, a União quer construir a proposta junto com os Estados e municípios. “A União não quer fazer um projeto de lei complementar que seja só da União. Queremos que também seja dos entes, porque o tributo será federal, estadual e municipal. É importante que seja uma construção coletiva”, concluiu.

Appy diz que Imposto Seletivo não tem objetivo de arrecadar appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Lei Organica Nacional

Lei organica Nacional

FEIPOL – NE

feipol

COBRAPOL

COBRAOL

NOVA CENTRAL SINDICAL

App do Sindao, disponível no Google Play