Por Walter Santos

O cardiologista e ex-conselheiro do CRM, José Mário Espínola, lembrou que nos dias 14 e 15 de agosto próximo, o Conselho Regional de Medicina promoverá eleições de novos conselheiros, para o quinquênio 2023-2028. Serão eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes.

Segundo ele, a Associação Médica ampliará o quadro para 42 conselheiros, designando outros dois conselheiros, titular e suplente. Fundados em 1958, desde então a cada cinco anos essa formalidade se repete nos Conselhos Regionais de todo o Brasil.

Conforme observou, este ano chamam a atenção duas boas novidades.

“Em primeiro lugar, a metodologia adotada pelo atual presidente, Dr. João Modesto Filho, para formar a chapa. Dr. Modesto inovou, em nossa política médica. Pela primeira vez procurou incluir representações das instituições médicas da Paraíba. O objetivo seria garantir a participação de todas as entidades, sem necessidade de disputa fratricida que só traria malefícios para a respeitável instituição. E consequentemente para a classe médica paraibana, que sairia enfraquecida”.

Lembrou ainda que, para isso ele solicitou que a Associação Médica da Paraíba, a Academia Paraibana de Medicina e o Sindicato dos Médicos da Paraíba indicassem, cada entidade, seis nomes para compor uma chapa única, promovendo uma inédita conciliação das quatro instituições.

Infelizmente, não será desta vez que veremos a tão importante e necessária união da nossa classe, aqui na Paraíba.

INOVAÇÃO

Conforme disse,” outra grande novidade que chama a atenção será o elevado percentual de renovação com qualidade. Lendo os nomes da Chapa 1, vejo que antigos quadros cederam as suas vagas para muitos novos e bons candidatos. Mas tiveram o cuidado de conservar nomes que garantam o conhecimento da atividade conselhal, representado pela presença de conselheiros experientes”.

“Esse aspecto é muito importante, para garantir a continuação dos trabalhos do conselho. Sem eles, num conselho inexperiente poderia representar o caos, tantas e tão complexas são as atividades conselhais”, frisou .

E concluiu:

“Portanto, fica aqui o nosso aplauso para o Dr. João Modesto pela tão nobre iniciativa de oferecer esta tranqüilidade para a nossa categoria médica da Paraíba. Desejamos sucesso para todos”.

Cardiologista José Mário Espínola lembra renovação dos quadros de Conselheiros do CRM e destaca presidente Modesto apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade