O Secretário da Receita estadual, Marialvo Laureano, membro do CONFAZ, comemorou a aprovação da Reforma Tributária, nesta quinta-feira (6), em duas sessões na Câmara Federal, mas advertiu para a necessidade do Senado corrigir imposições do Sul e Sudeste afetando a condição federativa buscando a redução das desigualdades regionais. Ele já antecipou movimento do Consórcio Nordeste nesta direção.

“Não há como negar a grande vitória da sociedade brasileira com a aprovação da Reforma, mesmo assim existem ressalvas a serem trabalhadas no Senado porque os Estados do Sul e Sudeste geraram imposições a afetar o significado Federativo e a redução das desigualdades regionais”, comentou.

Ele citou especificamente a alteração da composição do Conselho Federativo abrigando maior participação de grandes estados e municípios alterando o sentido em si da condição federativa afetando a isonomia dos estados como federação e isto precisa ser revisto.

Outra imposição do Sul e Sudeste a preocupar o secretário da Receita paraibano diz respeito ao Fundo de Desenvolvimento Regional com interferência dos maiores estados e municípios, mais uma vez afetando o sentido das políticas de proteção para consolidar a redução das desigualdades regionais.

Segundo ele, o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, está atento mobilizando os demais governadores visando tratar desses ajustes no Senado Federal.

Marialvo destaca aprovação da Reforma Tributária, mas diz que Senado precisa corrigir imposições do Sul e do Sudeste a afetar significado Federativo apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante