Haddad diz que Brasil está “prestes” a entrar em ciclo de queda de juros

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

(Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil está prestes a entrar em um ciclo de queda de juros, ressaltando que a inflação está “mais comportada” e que o câmbio está estável em um patamar mais baixo do que o do início do governo.

“Nós estávamos com a ideia de a essa altura — e estamos prestes a — ter um ciclo de queda da taxas de juros. A inflação está mais comportada, o câmbio está estável em um patamar bem mais baixo do que nós herdamos, as curvas futuras de juros estão caindo, o PIB está sendo revisto para cima”, disse Haddad em entrevista à GloboNews.”, disse Haddad em entrevista à GloboNews.

O ministro ponderou, no entanto, que o hiato entre a queda de juros e a retomada do consumo é uma preocupação para o governo, e por isso foi lançado na véspera um programa para redução de IPI e PIS/Cofins para carros com valor de até 120 mil reais com o objetivo de reaquecer a indústria automotiva.

O atual patamar da taxa básica Selic, em 13,75%, tem sido motivo de duras críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de membros do governo ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O presidente da autoridade monetária, por sua vez, tem alertado para os níveis ainda preocupantes da inflação.

Questionado sobre críticas ao programa automotivo que apontam para a renúncia fiscal do governo justamente em um momento de acerto de contas para a entrada em vigor do novo arcabouço fiscal, Haddad afirmou que a iniciativa terá duração de três a quatro meses e “pode segurar o fechamento de plantas”.

O ministro acrescentou que a renúncia fiscal final com o programa pode não chegar a um quarto dos 8 bilhões de reais previstos inicialmente.

Haddad afirmou, ainda, que a partir de agosto o governo vai lançar medidas de transição ecológica, e disse que será necessário renovar a frota de caminhões para modelos menos poluentes.

 

(Por André Romani, em São Paulo)

Haddad diz que Brasil está “prestes” a entrar em ciclo de queda de juros appeared first on InfoMoney.

Reuters

Reuters