Em viagem a Portugal, Lula tenta atrair investidores estrangeiros ao Brasil

Lula 1

Tentando atrair de volta investidores estrangeiros cautelosos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta segunda-feira (24) restaurar a estabilidade e a credibilidade, convidando empresas portuguesas e outras a construir parcerias com as empresas de seu país.

“O Brasil está preparado para voltar a ser um país grande”, disse Lula aos líderes empresariais da cidade de Matosinhos, no norte de Portugal. “O Brasil está preparado para voltar a ser um país importante, o Brasil está preparado para voltar a ser um país atraente.”

Lula chegou a Portugal na sexta-feira para uma visita de cinco dias, sua primeira à Europa desde que assumiu a Presidência, e está tentando diminuir as preocupações dos investidores com seus ambiciosos objetivos de gastos sociais.

No evento em Matosinhos, que também contou com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, Lula disse que para atrair capital estrangeiro, o Brasil precisa de estabilidade política, social e jurídica.

“Essa é uma coisa sem a qual nenhum investidor irá colocar dinheiro em outro país”, disse ele, criticando o ex-presidente Jair Bolsonaro por manter o Brasil “afastado do mundo” durante seu mandato.

Ele disse que há oportunidades para investimentos estrangeiros em vários setores, incluindo projetos de energia renovável, e que o Brasil estava procurando parcerias, destacando o acordo entre a fabricante de aviões brasileira Embraer e a empresa aeroespacial portuguesa OGMA para construir aeronaves aprovadas pela aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

As agências de comércio e investimento de ambos os países, Aicep, de Portugal, e Apex, do Brasil, assinaram um acordo de cooperação.

Em viagem a Portugal, Lula tenta atrair investidores estrangeiros ao Brasil appeared first on InfoMoney.

Reuters