Moraes dá 48 horas para PF ouvir ex-ministro do GSI sobre 8 de janeiro

Alexandre de Moraes 2022 12 19 flickr stf

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Polícia Federal que tome em até 48 horas o depoimento do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias.

Essa foi uma das providências determinadas pelo magistrado após citar a reportagem que mostrou em vídeo “gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”.

Moraes quer também que a PF identifique e colha o depoimento de todos os militares que apareceram nas imagens. Nos vídeos divulgadas pela CNN Brasil, os militares do GSI que aparecem escoltando invasores estão com a imagem borrada e não foram identificados.

Gonçalves Dias pediu demissão do cargo e teve o pedido aceito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira, tornando-se o primeiro auxiliar direto do petista a cair em seu terceiro mandato presidencial, após a divulgação das imagens que o mostram circulando pelo Palácio do Planalto em meio aos ataques de vândalos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Poder Executivo em 8 de janeiro.

Moraes dá 48 horas para PF ouvir ex-ministro do GSI sobre 8 de janeiro appeared first on InfoMoney.

Reuters