manifestacao1 mcamgo abr 080120231818

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), uma nova fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, e cumpre 16 mandados de prisão, informou a corporação em comunicado.

Os agentes também cumprem 22 mandados de busca e apreensão em sete Estados e no Distrito Federal, informou a PF.

No dia 8 de janeiro, vândalos apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e as sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal, no que foi classificado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma tentativa de golpe de Estado.

Os mandados desta décima fase da operação foram expedidos pelo STF e estão sendo cumpridos em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, disse a PF em nota.

Também nesta terça, o STF começou a analisar, em sessão do plenário virtual, se aceita denúncias feitas contra acusados de envolvimento nos ataques de 8 de janeiro e os transformam em réus.

Até o momento, apenas o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, publicou seu voto no sistema eletrônico da corte, manifestando-se para tornar réus 100 suspeitos de envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes. Os demais dez ministros da corte ainda se manifestarão sobre as denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República.

PF cumpre 16 mandados de prisão em nova fase de operação sobre ataques de 8 de janeiro appeared first on InfoMoney.

Reuters