CARNAVAL 2025: Polícia Civil intensifica ações educativas e de conscientização sobre ‘violência contra a mulher’ em João Pessoa
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Coordeam/PB), está realizando ações educativas e de conscientização ao longo das tradicionais prévias carnavalescas da capital paraibana.
Durante os eventos, equipes da Coordenação e das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams/PB) distribuem material informativo sobre violência doméstica e sexual contra a mulher, apresentando o trabalho das Deams e incentivando também a realização de denúncias por meio dos canais oficiais.
“Nesse momento, enfatizamos ainda o enfrentamento ao crime de importunação sexual, que tende a alcançar índices elevados em eventos públicos com grandes aglomerações de pessoas, a exemplo das festividades carnavalescas”, explica a delegada Maria Sileide de Azevedo, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher do Estado.
Nesse contexto, também são divulgadas informações sobre a Lei do Minuto Seguinte (Lei 12.845/2013), que disciplina o atendimento às vítimas de violência sexual, na Rede Pública de Saúde, com pronto atendimento para a profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis.
A Coordeam já participou dos Blocos Vumbora, Abertura do Folia de Rua, Bloco dos Atletas e Muriçoiquinhas, onde foram disponibilizados profissionais para executar pinturas nas crianças, enquanto Policiais Civis realizavam as atividades informativas com as mulheres. O trabalho seguirá nos Blocos Muriçocas do Miramar, próxima quarta-feira (26), e Cafuçu, que será na sexta-feira (28).