Consultor de correspondente bancário é preso por aplicar “golpe da selfie” em aposentados da Capital

Um consultor de correspondente bancário foi preso em flagrante na última sexta-feira (19) pela Polícia Civil da Paraíba, acusado de aplicar golpes em aposentados do INSS. A ação foi realizada pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Capital, com o apoio da Unintelpol/PCPB, da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (DCCPAT) e Delegacia de Acidentes de Veículos (DAV).

O consultor atuava em um escritório no centro de João Pessoa, para onde as vítimas eram atraídas com falsas promessas de benefícios. Na realidade, os aposentados saíam do local com altos juros de empréstimos a pagar.

Em depoimento, o investigado confessou que intermediava empréstimos indevidos para cumprir metas mensais da empresa, que podiam chegar a R$ 300 mil em contratações. Em troca, ele recebia comissões de até 10% dos valores contratados.

O esquema, conhecido como “Golpe da Selfie”, utiliza fotos das vítimas, tiradas por meio de aplicativo de assinatura digital, para validar as contratações.

A DDF identificou pelo menos 48 ações cíveis em desfavor da empresa, todas movidas por aposentados do INSS vítimas do mesmo golpe.

Os 13 funcionários da empresa foram detidos e interrogados. Um deles foi autuado em flagrante e encaminhado à carceragem da Cidade da Polícia Civil. As proprietárias da empresa já foram identificadas e serão ouvidas nos próximos dias.

Feliphe Rojas