Alerta de segurança: acidentes de trânsito em João Pessoa concentram-se em motocicletas

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) teve acesso ao boletim informativo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) referente aos acidentes de trânsito ocorridos em 2023. Os dados revelam uma situação alarmante: dos 10.986 atendimentos registrados devido a acidentes na capital paraibana, 8.461 envolveram motocicletas, representando expressivos 77% do total de ocorrências.

É importante ressaltar que esse número pode ser ainda maior, uma vez que contempla apenas os atendimentos recebidos pelo Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Os acidentes com motocicletas emergem como uma séria questão de saúde pública, acarretando consequências muitas vezes irreversíveis para as vítimas e suas famílias.

Isaac Júnior, diretor do Sintur/JP, salientou a necessidade de um maior investimento por parte das esferas governamentais no estímulo ao transporte coletivo de passageiros. Ele destacou que, em 2023, apenas 0,19% dos acidentes envolveram ônibus, evidenciando a segurança desse meio de transporte em comparação com os demais modais disponíveis na cidade.

Abimadabe Veira, Observadora Certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), enfatizou que a condução em alta velocidade continua sendo um dos principais fatores de risco no trânsito. Além disso, a falta de habilitação, ultrapassagens perigosas e o uso inadequado dos equipamentos de segurança contribuem para o elevado número de acidentes.

Ela sugeriu a implementação de campanhas educativas para promover uma maior conscientização sobre o uso responsável das motocicletas nas vias da cidade.

Diante desse cenário, é fundamental que medidas efetivas sejam adotadas para reduzir os índices de acidentes de trânsito, visando preservar vidas e garantir a segurança de todos os usuários das vias públicas.