Mamanguape comemora 168 anos com “Aula Magna de História do Brasil”

 

 

A Presença Holandesa no Vale do Mamanguape”. Este é o tema da Aula Magna de História do Brasil que será realizada nesta sexta-feira, 27, no Centro Cultural Fênix de Mamanguape. O evento está incluído nas comemorações dos 168 anos de emancipação política da cidade e será realizado pelo Grupo de Pesquisa em História do Brasil Holandês do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba em parceria com a Secretaria de Cultura do Município.

WhatsApp Image 2023 10 27 at 09.24.35 1
A aula será dividida em duas exposições: a primeira ministrada pelo antropólogo Carlos Azevedo, sobre os holandeses no Brasil (1624-1654) e a segunda pelo historiador Adiel Alves Rodrigues, sobre os holandeses em Mamanguape (1625-1654). O evento será aberto pela prefeita da cidade, Maria Eunice e pela diretora executiva do Iphaep, Tânia Nóbrega.

“A temática escolhida está relacionada ao fato de, em 1633, os holandeses calvinistas terem incendiado Mamanguape que, apesar de pequeno povoado, já era dotada de belo casario e forte presença da Igreja Católica”, explica o jornalista e escritor Ademilson José, idealizador e organizador do evento na companhia de Ana Cristina que é secretária de Cultura do Município.

Marcada para começar às 9hs da manhã, a Aula Magna será aberta ao público em geral, mas dirigida sobretudo a estudantes de quatro escolas. Depois das conferências, também acontecerão performances e apresentações com artistas da região.

Mamanguape comemora 168 anos com “Aula Magna de História do Brasil” apareceu primeiro em WSCOM.

Wallyson

Wallyson