João Azevedo participa de lançamento do Projeto Sertão Vivo pelo presidente Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante (PT), lançaram nesta terça-feira (24), em Brasília (DF), o “Projeto Sertão Vivo, Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste”. O evento contou com a participação do governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

A iniciativa pretende apoiar projetos de todos os estados da região Nordeste que promovam o aumento da resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste brasileiro, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais (povos indígenas, fundo de pasto, quilombolas etc).

Ao todo, R$ 1,75 bilhão beneficiarão 430 mil famílias no semiárido nordestino. Nesta primeira fase, o programa vai beneficiar municípios da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

 

223a8310
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do lançamento do Projeto Sertão Vivo. Participaram da solenidade o vice-presidente Geraldo Alckmin, vários ministros, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a diretora Socioambiental do Banco, Tereza Campello, e o governador da Paraíba, João Azevêdo, presidente do Consórcio Nordeste. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

 

joao azevedo em brasilia
O governador da Paraíba, João Azevedo, participa do lançamento do Projeto Sertão Vivo (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

 

Em seu discurso durante a solenidade,  João Azevêdo agradeceu a Lula pelo projeto e declarou que o petista tem mudado a realidade do país desde que assumiu a Presidência da República. “Parabenizo ao presidente Lula por transformar esse país em tão pouco tempo. Vivemos uma nova realidade graças a decisões como essas que estão sendo tomadas”, destacou o governador.

Os agricultores familiares beneficiados deverão adotar princípios e práticas que proporcionem acesso à água, aumentem a produtividade e a segurança alimentar das famílias beneficiadas, ampliem a resiliência dos sistemas de produção agrícola, restaurem ecossistemas degradados e promovam a redução das emissões de gases do efeito estufa.

O projeto é acompanhado pelo Consórcio Nordeste e a solenidade contou com a presença dos gestores dos estados que serão comtemplados na primeira fase do projeto: Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia; Elmano de Freitas (PT), governador do Ceará; Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão; Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco; e Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte.

Também participaram da solenidade o vice-presidente Geraldo Alckmin, vários ministros do governo, e a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello.

 

WhatsApp Image 2023 10 24 at 14.05.25

O presidente Lula ao lado de governadores do Nordeste (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

 

No evento, foi assinado o Contrato de Financiamento entre o BNDES e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da ONU (Organização das Nações Unidas), e anunciada a ampliação do projeto com recursos próprios do BNDES.

A solenidade de hoje marca ainda a primeira participação presencial de Lula em um evento público desde as cirurgias realizadas pelo petista, no final de setembro. Nas últimas semanas, o presidente participou de cerimônias de governo por videoconferência, durante recuperação no Palácio da Alvorada.

 

João Azevedo participa de lançamento do Projeto Sertão Vivo pelo presidente Lula apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante

Cristiane Cavalcante