Uma nova espécie de peixe foi identificada na bacia do rio Trairi, na Caatinga brasileira, e recebeu o nome científico de Hypsolebias lulai em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O achado, divulgado na última sexta-feira (20) na revista Neotropical Ichthyology, foi fruto da pesquisa liderada pelo professor e cientista Telton Ramos, biólogo do Instituto Peixes da Caatinga e docente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A equipe multidisciplinar de pesquisadores envolvida na descoberta incluiu membros do Instituto Peixes da Caatinga (vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade de Taubaté.

A decisão de nomear a espécie em homenagem ao presidente Lula tem o propósito de conscientizar sobre a preservação do bioma da Caatinga e reforçar a necessidade de investimentos na ciência, uma promessa feita pelo político durante a campanha presidencial de 2022.

O peixe, que mede aproximadamente cinco centímetros, apresenta particularidades distintas, como um maior número de raios na nadadeira dorsal, um padrão de listras no corpo e uma coloração azul metálica, características únicas em relação aos seus parentes. Ele é conhecido como o “peixe das nuvens” e habita exclusivamente lagoas temporárias da Caatinga.

O primeiro avistamento da espécie ocorreu em agosto de 2022, quando um agricultor em um assentamento no Rio Grande do Norte fotografou o animal e compartilhou as imagens com Telton Ramos. O cientista mobilizou uma equipe para estudar a espécie na região, contando com o apoio financeiro dos seguidores das redes sociais do Instituto Peixes da Caatinga.

Pesquisadores da UFPB descobrem nova espécie de peixe e a batizam em homenagem a Lula apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade