Governo demite servidores da Abin presos por envolvimento em espionagem ilegal

O governo federal anunciou a demissão dos servidores Eduardo Izycki e Rodrigo Colli, que pertenciam à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e foram presos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (20), no âmbito da Operação Última Milha, que apura casos de espionagem ilegal na agência durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

O anúncio da demissão ocorreu por meio de uma publicação da Casa Civil da Presidência em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (20). A informação foi noticiada pelo jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

A Casa Civil afirmou que a demissão ocorreu “após constatada a participação, na condição de sócios representantes da empresa ICCIBER/CERBERO, de pregão aberto pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro […] O pregão tinha por objeto a aquisição de solução de exploração cibernética e web intelligence capaz de realizar coleta de dados e diversas fontes da internet”.

As infrações administrativas dos servidores envolvem: violação de proibição em atuação em gerência e administração de sociedade empresária; improbidade administrativa por violação de dever mediante conduta tipificada em lei como conflito de interesse; e violação do regime de dedicação exclusiva a que se submetem todos os ocupantes do cargo de oficial de inteligência da Abin.

Governo demite servidores da Abin presos por envolvimento em espionagem ilegal apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade