A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está na reta final de preparação para a IV Conferência Municipal de Cultura (CMC). O evento, que começa nesta sexta-feira (20), não acontecia há dez anos e vai marcar a construção do plano municipal de cultura, além de atualizar as metas e as linhas da política de cultura para a próxima década. O evento termina no domingo (22).“A nossa Conferência Municipal vai ser realmente um momento único para debatermos a temática que o Ministério da Cultura está sugerindo a todos os municípios que é a democracia e o direito à cultura. Além disso, vamos, em João Pessoa, ter uma oportunidade especial para atualizarmos o nosso plano municipal de cultura, o que não é feito há mais de dez anos”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele destaca que João Pessoa tem um sistema municipal de cultura bem consolidado e, inclusive, foi esta gestão, em 2021, que promulgou esse sistema. “Eu e o prefeito Cícero Lucena assinamos, publicamos e validamos. Por meio do sistema, mantemos equipamentos culturais ativos, mantemos o Conselho Municipal de Cultura forte e envolvido, mantemos os fóruns de cultura e todos os organismos que fazem parte do sistema”, diz.

Marcus observa que a Conferência é parte desse sistema e agora, durante o evento, o sistema municipal de cultura não será apenas validado, mas também fortalecido. A conferência, conforme o diretor, tem como meta principal começar a planejar o futuro da nossa política de cultura, apontando grandes linhas, princípios e marcos que possam indicar os caminhos das atividades, dos planos de cultura para os próximos dez anos.

“A comunidade de artistas de João Pessoa respondeu muito bem a esse chamamento da conferência. Já temos mais de 170 inscritos, além dos que ainda vão se inscrever no dia. Esta semana mesmo realizei debate sobre a Conferência Municipal de Cultura com o pessoal das culturas populares, do Carnaval, das quadrilhas juninas, de maneira que todos estão mobilizados e aderindo à nossa conferência”.

Preparação – Nesse processo de preparação, foram realizados diversos encontros mobilizadores com os profissionais de cultura como pré-conferências territoriais e conferências livres realizadas por entidades e fóruns da sociedade civil. As pré-conferências aconteceram nos bairros Alto do Mateus, Geisel, Mandacaru, Centro, Valentina.

A IV CMC conta com a participação dos representantes do Ministério da Cultura (MinC) Cassius Antônio da Rosa, secretário executivo adjunto, e Daniel Barbosa Balabram, coordenador geral do Conselho Nacional de Políticas Culturais.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas pela plataforma JP Cultura, acessando o link https://forms.gle/cyiK5YPRxTGvgG6c6 e pelo 1Doc, no link https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&passo=1&itd=5&is=. A inscrição poderá ser feita ainda de forma presencial, no dia da Conferência. Pode participar qualquer cidadão, especialmente os trabalhadores da cultura, seja como votante ou apenas observador.

Os interessados em participar da Conferência poderão esclarecer dúvidas por e-mail, no endereço [email protected]. No ato da inscrição, é preciso indicar se pretende se candidatar a delegado e também escolher o grupo de trabalho do qual quer fazer parte, com base nos seis eixos de discussão.

O que é – A Conferência Municipal de Cultura é parte fundamental do trabalho de planejamento para médio e longo prazo e base para retomar a implantação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, ação que está parada há dez anos. É o momento de formular as políticas de cultura para o país, discutindo o direito à cultura, o marco regulatório da cultura, as leis de fomento e toda a política geral de cultura para o país.

O principal objetivo é coletar e debater as diretrizes para as políticas públicas de cultura em João Pessoa, na Paraíba e no Brasil para os próximos dez anos. A etapa nacional acontece em março de 2024.

O processo tem a contribuição do Conselho Municipal de Cultura e de representante do Ministério da Cultura (MinC) na Paraíba, e é uma oportunidade para a comunidade de artistas e para os profissionais da cultura definirem as linhas da cultura para o futuro.

A IV Conferência Municipal de Cultura de João Pessoa vai acontecer no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), que fica na Rua José Marcone Ramos da Silva, 101, bairro de Mangabeira VIII.

Funjope realiza últimos preparativos para IV Conferência Municipal de Cultura; evento inicia nesta sexta apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante