Polícia Federal deflagra operação contra comércio ilegal de minério na Paraíba

 

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (18) a “Operação Bentonita II” com o objetivo de coibir a extração e comercialização ilegal do minério Bentonita. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande, com o apoio da Sudema e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

A investigação, conduzida pela delegacia de Campina Grande, identificou a extração ilegal do minério Bentonita no município de Cubati. Este material era posteriormente vendido para empresas beneficiadoras localizadas em Cubati e Soledade. Além disso, há indícios de que tais empresas possam estar empregando artifícios para aparentar legalidade e, assim, revender os bens a um preço significativamente abaixo do valor de mercado.

A primeira fase da operação ocorreu em agosto de 2022, resultando na apreensão de documentos e celulares. As análises destes materiais fundamentaram a atual fase, visando aprofundar a investigação.

Os envolvidos enfrentarão acusações relacionadas à extração e exploração ilegal de mineral ou matéria-prima da União, lavagem de ativos, além da possível formação de organização criminosa.

Polícia Federal deflagra operação contra comércio ilegal de minério na Paraíba apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade

Rafael Andrade