A enfermeira paraibana Tânia Cunha, de 59 anos, que estava em Israel, chegou ao estado por volta das 11h desta quarta-feira (11), desembarcando no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na região Metropolitana de João Pessoa. Ela foi uma das passageiras do primeiro voo de resgate e repatriação de brasileiros que se encontravam no meio do conflito no Oriente Médio desde o último fim de semana.

Tânia compartilhou suas experiências, descrevendo os momentos difíceis que passou e o alívio em retornar à terra natal: “Melhor sentimento do mundo. Foram dias difíceis. Nossa sorte era que estávamos em um hotel que dispunha de abrigo. É uma coisa que eu não vou esquecer, as pessoas angustiadas. Uma funcionária do hotel me pediu para levá-la.”, revelou

A paraibana relatou a presença recorrente de sirenes durante sua estadia em Israel e expressou sua gratidão ao Brasil pela ação de repatriação. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) inicialmente chegou a Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). Em seguida, os repatriados foram transferidos para um voo comercial.

Os repatriados brasileiros partiram de Tel Aviv na tarde de ontem (10), e viajaram por aproximadamente 14 horas até a capital federal. A operação de repatriação está ocorrendo devido ao conflito entre Israel e o grupo Hamas no Oriente Médio.

O governo federal informou que estão planejados mais quatro voos até domingo, dia 15, como parte da “Operação Voltando em Paz”, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. A estimativa é repatriar cerca de 900 brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina.

A empresa aérea Azul irá custear as passagens para o deslocamento dos brasileiros até seus destinos finais, em parceria com a Presidência da República. Os próximos voos de repatriação estão programados para pousar no Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e, por fim, no Rio de Janeiro novamente.

Paraibana que estava em Israel desembarca no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante