A disputa pelo comando do PT em João Pessoa, que será definida no próximo domingo (8), segue cada vez mais esquentando nos bastidores do partido. Nesta quinta-feira (5), o secretário da Juventude Petista Paraibana (JPT-PB), Pedro Matias, que apoia a candidatura de Marcus Túlio, fez duras críticas a ex-prefeita de Conde Márcia Lucena, que está do lado do atual presidente Antônio Barbosa, chamando-a de “militante de cargos”.

A crítica foi uma reação a uma publicação de Márcia, que classificou o grupo de Marcus Túlio como “chapa do contra-cheque”, em referência a integrantes do PT que integram cargos comisssionados no Governo do Estado, a exemplo do próprio Pedro Matias, que é secretário-executivo da Juventude da gestão do governador João Azevêdo (PSB). Para a ex-gestora, estar envolvido no governo “compromete a lógica de fortalecimento do pensamento democrático” na legenda.

“A hora é da militância ‘separar o joio do trigo’ em João Pessoa! Essa coisa de renovação com as pessoas com cargos comissionados dentro do Estado e da Prefeitura não dá! A luta é por um PT mais fortalecido em ideias e posturas progressistas!! Com o pezinho no lado direito da história, num momento como esse não dá mesmo!!! SEJA PT! Coragem! Vou com Antônio Barbosa e todos que valorizam a ideia de lutar para crescer e fortalecer nossa identidade!”, disse Márcia Lucena em publicação no Instagram.

Por sua vez, Pedro Matias classificou a ex-prefeita como “leviana” ao fazer “acusações rasteiras” e lembrou que a trajetória da petista incluiu cargos no Governo do Estado nas gestões de Ricardo Coutinho, afirmando ainda que o apoio de Márcia a Antônio Barbosa está “diretamente ligado ao emprego que conseguiu no Governo Federal”. “Entendo que não é fácil para quem não tem por hábito o convívio com a democracia partidária, aceitar que existem posições distintas nos partidos”, disse Pedro em trecho.

Leia a mensagem de Pedro Matias na íntegra:

Companheira Márcia Lucena, a senhora certamente conhece muito pouco do PT, faz pouco tempo que se filiou. Vale lembrar que essa será a primeira vez que participará de um processo eleitoral interno no Partido dos Trabalhadores. Ao contrário do que muitos podem imaginar, a senhora passou a militar na política após ocupar cargos comissionados e ser alçada a prefeita do Conde, com o apoio e estrutura do ex-governador Ricardo Coutinho, que sempre foi seu líder. Novamente, sua militância está atrelada a cargos. Seu apoio a chapa de Antônio Barbosa está diretamente ligado ao emprego que conseguiu no Governo Federal. Logo, alguém que sempre trilhou por esse caminho, acredita que só assim se faz política. Acusar a chapa de companheiros históricos de ser movida por contra cheques mostra que a senhora, além de desconhecer a dinâmica do PT, usa da leviandade e acusações não fundamentadas como prática de vida. Recordo que recentemente a senhora foi acusada e responde a processos, os quais diz ser vítima de mentiras e perseguição. Como democrata que sou e forjado no PT desde sempre, defendo que a justiça seja feita e que a senhora, assim como qualquer outro cidadão não sejam vítimas de ilações e mentiras. Ocupo cargo no Governo do Estado indicado pelo Partido dos Trabalhadores. Porém, minha militância, ao contrário da senhora, nunca foi atrelada a cargos. Não sou oriundo de família abastada como a senhora. Meus pais são simples trabalhadores, que nunca ocuparam cargos em governos de direita. Não sou identificado como militante por esteriótipos ou bravatas. O trabalho que sempre desenvolvi no movimento de juventude vem de muito antes da senhora imaginar se filiar ao PT. Entendo que não é fácil para quem não tem por hábito o convívio com a democracia partidária, aceitar que existem posições distintas nos partidos. Na falta de argumentos, usa de acusações rasteiras como a senhora faz agora. Mas costumo dizer que a sabedoria popular é sempre certeira, já diz o ditado: quem disso usa, disso cuida. Por fim, reafirmo com total convicção o apoio do grupo ao qual faço parte ao companheiro Marcus Túlio, que será o futuro Presidente do PT de João Pessoa, com o apoio de todos os grupos que querem construir um partido forte e sem atrelamento a interesses particulares.

Eleições do PT: Márcia Lucena diz que Marcus Túlio encabeça “Chapa do contra-cheque” e líder da juventude rebate: “Militante de cargos” apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade