Conferência sobre o Eclipse Solar de 2023 ocorre em outubro na Paraíba

Em 14 de outubro de 2023, está previsto ocorrer um eclipse anelar do Sol, um fenômeno em que a Lua não cobre completamente o disco solar. Esse espetáculo celeste será visível em uma extensa região que se estende desde a América do Norte até a América do Sul, com destaque para o Nordeste do Brasil. Na maior parte do estado da Paraíba, as pessoas terão a oportunidade de contemplar o eclipse de forma completa,

No dia anterior ao eclipse, ou seja, em 13 de outubro de 2023, às 19:00, no Auditório Domício Velloso da Silveira, localizado na FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba) em Campina Grande/PB, ocorrerá a conferência intitulada “Eclipse Solar: Um Guia para Todos”. O evento contará com a presença de estudiosos com formação acadêmica em Ensino de Astronomia, Ciência da Computação e experiência em Astronomia Amadora, Radioastronomia Amadora, Divulgação Científica e Ficção Científica. Eles estarão disponíveis para dialogar com o público presente sobre o eclipse solar.

O principal propósito da conferência é fornecer informações acessíveis ao grande público, especialmente orientações sobre como observar o fenômeno astronômico de maneira segura. Este evento é organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

As informações detalhadas sobre os locais e horários ideais para a observação, podem ser conferidas no “Time and Date” (Eclipse Path) neste link: https://www.timeanddate.com/eclipse/map/2023-october-14

Conferência sobre o Eclipse Solar de 2023 ocorre em outubro na Paraíba apareceu primeiro em WSCOM.

Juliana Terra