Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALPB realiza audiência pública em Alagoa Grande

A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, na tarde desta sexta-feira (29), na Câmara Municipal de Alagoa Grande, no Brejo Paraibano. O evento proposto pela deputada Cida Ramos reuniu gestores municipais, vereadores, especialistas no assunto, entidades civis e pessoas portadoras de necessidades especiais.

A deputada Cida Ramos fez questão de destacar o papel do Poder Legislativo na causa. “Aqui tem grupos de mães, aqui aglomera toda a região. Tem muita gente com deficiência e a Assembleia cumpre seu papel: chegar aonde as pessoas estão. Espero que dessa audiência a gente possa tirar encaminhamentos práticos para a luta em defesa desse segmento”, disse

Cida acredita que mais cidades também serão contempladas, a exemplo Alagoinha, Juazeirinho e Pilõezinhos. “Tem gente aqui de diversas localidades, de diversos municípios, que também poderão ser beneficiados”, disse.

O deputado João Bosco Carneiro, anfitrião do evento, comemorou a realização da audiência pública na cidade, como forma mais direta de ouvir a população, verificar as principais necessidades e, consequentemente, encaminhar sugestões de políticas púbicas de atendimento às pessoas com necessidades especiais que, segundo ele “é o propósito da Associação de Mães de Autistas, criada na cidade para atender esse seguimento da população, especialmente as pessoas mais carentes”.

A presidente da Associação de Pessoas com Deficiência e Autismo de Alagoa Grande, Diana Santo, destacou a importância do evento, afirmando que cada vez mais se precisa evidenciar a causa e também falar o quanto ela é tão necessária.

O vice-prefeito de Alagoa Grande, Bosco Neto, observou que na Paraíba há uma alta incidência de pessoas com deficiência, especialmente de autistas. “Aqui em Alagoa Grande, o número proporcional de crianças que têm o espectro autista, em Canafístula e no Zumbi, e aqui na cidade em si é muito alto. Essa discussão, para a gente ver projetos e políticas públicas, sem partidos políticos e sim com uma política de fato, são necessárias para que a gente possa debater o que é para se ter e também rever o que não se tem. Então é muito bom que a Assembleia tenha vindo para cá, venha observar essa situação e também ver nos outros municípios essas realidades”, acrescentou.

No final da audiência pública a deputada Cida Ramos apresentou os encaminhamentos acordados no evento, entre eles a assinatura de um Termo de Cooperação entre o município e a Assembleia Legislativa, que envolve conselhos, Fórum das Pessoas com Deficiência, OAB-PB, universidades, Ministério Público e Tribunal de Justiça; a criação de um Consórcio de Municípios da Região; a capacitação dos professores desses municípios, em convênio com o Ministério da Educação (MEC); e a realização de um Censo, através dos Agentes Comunitários de Saúde; entre outras medidas que serão empreendidas junto aos órgãos competentes.

Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALPB realiza audiência pública em Alagoa Grande apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante

Cristiane Cavalcante