O novo canal divulgado pelo deputado federal Ruy Carneiro para receber informações e reclamações sobre o sistema de ônibus de João Pessoa, já registrou uma série de reclamações. O parlamentar reforçou a importância da iniciativa, desenvolvida através WhatsApp, para cobrar soluções da Prefeitura da capital e identificar o que está acontecendo em cada bairro.

“Esse canal é mais uma forma de manter o meu contato direto com a população de João Pessoa para identificar os inúmeros problemas relacionados aos ônibus da capital. Os primeiros relatos ressaltam a situação de abandono dessa gestão lenta e atrasada no cuidado com a população”, revelou Ruy.

As principais denúncias foram citadas pelo parlamentar, que se comprometeu a lutar por melhorias. “São registros de ônibus sucateados, sempre atrasados, passagem cara, frota reduzida, regiões sem cobertura de transporte público, superlotação e diversas outras queixas. Vou utilizar esses dados para seguir cobrando uma intervenção imediata nesse modelo arcaico, que só beneficia as empresas e maltrata diariamente a população. As informações também serão fundamentais na construção de um modelo eficiente e que consiga transformar a realidade dos usuários aqui na capital”, complementou.

Uma moradora, que terá a identidade preservada, descreveu o sentimento das pessoas em relação a atual administração. “A situação nos ônibus de João Pessoa é precária e escassa, mesmo com a divulgação midiática enaltecendo as políticas públicas da gestão. A população tem o direito de falar sobre as barbaridades que acontecem na nossa capital. São ônibus caindo aos pedaços nas linhas 120, 104, 1001, etc. Também não há climatização como foi prometido na campanha eleitoral, além da superlotação nos coletivos e da pouca disponibilidade de ônibus”, desabafou.

Já um morador do bairro de Mangabeira, que também não será identificado, falou sobre a dificuldade para quem mora na região da avenida Alfredo Ferreira da Rocha, mais conhecida como Mangabeira por dentro. “A situação é muito difícil, porque infelizmente parece que a prefeitura esqueceu essa parte de Mangabeira quando se trata de ônibus. São veículos antigos, as linhas demoram demais a passar, a exemplo do 5210, 2515 e 5605. Muitas vezes essa espera é de mais de uma hora”, criticou.

Segundo ele, a região também fica isolada de alguns trechos importantes dentro do próprio bairro. “Não existe ligação da nossa região com o Mangabeira Shopping ou Valentina. É preciso que a gente pegue dois ônibus ou ande até outras avenidas um pouco mais distantes para conseguir ir para esses locais. Nos finais de semana e feriados eles simplesmente reduzem o que já é bastante reduzido, tanto no horário como na frota. A gente que depende de transporte público fica à mercê. A prefeitura parece não ligar para as inúmeras reclamações que nós fazemos”, condenou.

Os registros e informações podem ser encaminhados por meio do WhatsApp, através do número 83 99631-0045. A identidade e o contato das pessoas serão preservados.

Canal criado por Ruy recebe denúncias sobre problemas nos ônibus da Capital e amplia relação com a população apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante