Reitor anuncia novo concurso público para servidores na UFPB

Durante entrevista ao vivo a uma televisão paraibana, o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, anunciou um novo concurso público para servidores técnico-administrativos, para cargos de nível médio (D) e superior (E). Já são contabilizadas 35 vagas previstas (14 E e 21 D), mas até a realização do certame o quantitativo pode aumentar com o possível surgimento de novas vagas. Com o novo concurso, o intuito é ofertar cargos não contemplados no concurso vigente (realizado por meio do edital nº 53/2022) ou que não são atendidos por seu cadastro de reserva.

O Reitor também adiantou quais são os cargos que já estão previstos para oferta no novo certame: Arquivista – E; Assistente Social – E; Bibliotecário/Documentalista – E; Economista – E; Fisioterapeuta – E; Nutricionista – E; Pedagogo – E; Analista TI – E; Técnico em Assuntos Educacionais – E; Tecnólogo/Área – E; Técnico de TI – D; Técnico em Enfermagem – D; e Técnico em Laboratórios: diversas áreas – D.

Conforme a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFPB), as remunerações são de R$ 2.667,19, para a Carreira de Nível D, e R$ 4.556,92, para a Carreira de Nível E, além de auxílio alimentação de R$ 658,00. Os servidores também podem receber outros auxílios como Auxílio Creche, no caso de servidor com filho de até 6 anos de idade.

Outra forma de incrementar o valor do salário é por meio do Incentivo à Qualificação. Esse aumento ocorre quando a formação do servidor público federal é superior à exigida para o cargo, como por exemplo, quando o cargo exige ensino médio e o servidor já concluiu o ensino superior, ou quando o cargo tem como pré-requisito o ensino superior e o servidor possui mestrado ou doutorado. As faixas de incremento variam de 10% a 75%, conforme o nível de classificação do cargo e a formação do servidor. Isso estimula a busca por qualificação e aprimoramento profissional, resultando em servidores mais capacitados e eficientes.

O Reitor Valdiney Gouveia informou que a Universidade está trabalhando para publicar o novo edital entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2024, no máximo, pois ele pretende que todos os procedimentos sejam realizados ainda em 2024.

No concurso realizado anteriormente, regido pelo nº 53/2022, lançado na atual gestão, foram ofertadas 92 vagas, porém foram nomeados 156 candidatos aprovados.

Reitor anuncia novo concurso público para servidores na UFPB apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade