tony blair primeiro ministro reino unido

Primeiro-ministro do Reino Unido por uma década (1997-2007), Tony Blair reconhece hoje um mundo profundamente alterado pelas mudanças tecnológicas. “As grandes empresas de tecnologia tornaram-se players globais, mais poderosas do que muitos países”, disse o inglês, durante sua apresentação na Fides 2023, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (25).

“O valor de mercado da Apple é equivalente ao PIB anual da França. A Amazon vai gastar neste ano quatro vezes mais do que todo o governo do Reino Unido em pesquisa e desenvolvimento. A Microsoft gastou US$ 10 bilhões apenas em inteligência artificial generativa. Países não conseguem fazer isso.”

Blair lembrou que, há 20 anos, a empresa de Bill Gates era a única de tecnologia entre as dez maiores do mundo — hoje, são oito na lista. Este cenário levanta questões de segurança e independência para os governos, que buscam garantir controle e segurança para seus dados. “Será interessante observar que parcerias cada país vai querer ter com essas empresas de tecnologia que são tão poderosas.”

Tecnologia para remodelar governos

Oportunidade Exclusiva
CDB 230% do CDI
Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

O inglês defendeu, no entanto, o imenso poder transformativo que as novas tecnologias podem gerar, inclusive, para os serviços públicos.

“Se eu estivesse à frente de um governo hoje, estaria focado na revolução digital. Em como reimaginar o Estado a partir das tecnologias que vão remodelá-los. A inteligência artificial generativa vai mudar o terceiro setor e, em última instância, o governo. Mas as pessoas que criam políticas são de outra geração em relação aos criadores da IA, e têm muita dificuldade em manter-se atualizados.”

Blair citou a saúde e a educação como áreas do serviço público que podem ser positivamente impactadas. “Temos de usar as tecnologias de diagnóstico e o aumento do controle que as pessoas têm sobre sua saúde para mudarmos de um sistema que trata doenças para um centrado em prevenção e promoção do bem-estar.”

Lembrando que o Brasil, “como a maioria dos países em desenvolvimento”, enfrenta grandes problemas educacionais. Blair afirmou ainda que há soluções tecnológicas inovadoras sendo criadas para essa área, assim como para a própria administração pública. “Devemos usar a tecnologia para eliminar muito da burocracia governamental. Eu colocaria a tecnologia no centro de tudo que fizesse, se estivesse no poder.”

Newsletter de Seguros
Cadastre-se na “Segura Essa” e receba semanalmente as principais notícias que você não pode deixar de saber sobre o universo dos seguros de um jeito rápido e fácil.

‘As big tech estão se tornando players globais, maiores do que alguns governos’, diz Tony Blair appeared first on InfoMoney.

Equipe InfoMoney