52546134902 c5cc936fdb o 1

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, nesta segunda-feira (18), que o governo quer estimular a indústria doméstica de eletrolisadores, equipamentos utilizados na produção de hidrogênio verde, combustível renovável que é uma das apostas do Brasil na agenda de transição energética mundial.

Segundo Silveira, o país não vai perder a oportunidade de incentivar a fabricação local de equipamentos necessários para novas soluções de transição energética como ocorreu com a energia solar, hoje uma das principais fontes da matriz elétrica brasileira, cujo fornecimento de equipamentos depende pesadamente de importações da China.

“Nós não perderemos (a oportunidade), como perdemos na questão das placas solares… Agora não, nós queremos discutir a cadeia de eletrolisador, a cadeia da indústria dentro do Brasil” afirmou, durante evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Nova York.

Silveira não comentou de que forma esse estímulo à indústria poderia se dar.

O plano do Brasil de estimular a indústria local vem em meio a movimentos semelhantes de outros países, como os EUA, que estabeleceram legislações, em alguns casos envolvendo fortes subsídios, para fortalecer as cadeias de suprimento locais e reduzir a dependência de importações sobretudo da China.

“Queremos que as duas grandes empresas nacionais, Vale e Petrobras, sejam protagonistas de suas cadeias internas de descarbonização para gerar emprego e renda, e de sua cadeia produtiva dentro do Brasil”, acrescentou Silveira.

Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

Brasil quer estimular cadeia local de eletrolisador para hidrogênio verde, diz ministro appeared first on InfoMoney.

Reuters