A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) criticou nesta quarta-feira (13) as declarações do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) a seu respeito, as quais classificou como violência política de gênero. Em entrevista à TV Arapuan, Veneziano afirmou que a parlamentar usava “os corredores do Senado para desfilar”.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan João Pessoa, Daniella reiterou que as críticas ao seu trabalho e trajetória política são aceitáveis, mas condenou os ataques pessoais. “[Essa atitude] não me intimidará, mas reconheço que são atitudes como essas que dificultam a entrada das mulheres na política e em outras áreas majoritariamente masculina”, disse a senadora.

Confira a nota da parlamentar:

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) vem a público rechaçar veementemente a violência política de gênero sofrida por ela no início desta semana, durante um programa de TV local, ocasião na qual o vice-presidente do Senado Federal, o senador Veneziano Vital do Rego, afirmou que a senadora usa os corredores do Senado como passarela para desfilar.

Daniella Ribeiro, atualmente, ocupa a presidência de uma das mais importantes comissões do Congresso Nacional, que é a Comissão Mista de Orçamento (CMO). Este ano, também foi escolhida como a Líder do Bancada Feminina e Líder da Maioria no Congresso Nacional. Foi eleita em 2018, assim como ele, senadora da República.

Reação de Veneziano

Em resposta, o senador Veneziano soltou um comunicado à imprensa negando ter sido agressivo com Daniella. Ele ainda provocou a senadora ao afirmar que incomoda “os que não conseguem apresentar um trabalho sério e qualificado aos paraibanos” e disse que a parlamentar desrespeitou as autoridades no lançamento do Novo PAC ontem (12), em João Pessoa, “quando ela, num momento extremamente inapropriado, desperdiçou seu precioso tempo de fala para, mais uma vez, atacar o senador”.

Confira a nota de Veneziano:

A VERDADE DOS FATOS

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), através desta nota, vem restabelecer a verdade dos fatos, em relação à sua postura no Senado da República – que é sua postura de vida e sua postura política – e à sua relação com membros da bancada paraibana e com os demais senadores, sobretudo em relação à Senadora Daniella Ribeiro.

A verdade mostra que, ao contrário do que explicitou a senhora senadora em nota, foi ela quem, na última segunda-feira (11), em entrevista à Rádio Arapuan FM, de forma absolutamente injustificável, proferiu provocações, agressões e acusações à pessoa de Veneziano, que de forma educada – como lhe é peculiar – preferiu não entrar no ar para responder, em atenção ao povo paraibano, que merece e exige de seus representantes trabalho e dedicação à Paraíba, não esse tipo de postura, deseducada, deselegante e grosseira (Veja a fala desrespeitosa da senadora no link: https://www.youtube.com/live/xYRat2mI3Wo?si=gzEeZQdVwqglnADt).

A verdade também mostra que, à noite, durante entrevista à TV Arapuan, Veneziano foi perguntado sobre a forma grosseira e desrespeitosa como a Senadora havia se referido a ele na entrevista da tarde e Veneziano, mais uma vez utilizando de sua natural postura, de educadamente tratar a todos, indistintamente, sempre se portando da forma que a Paraíba o conhece na atividade política e nas relações pessoais, no comportamento sempre íntegro que lhe é peculiar, afirmou que não seria agora, mesmo diante das agressões sofridas, que mudaria de postura e passaria a atacar a parlamentar.

Disse, também, que essa postura raivosa da senadora poderia ser em razão do trabalho que Veneziano vem desenvolvendo em favor da Paraíba e dos paraibanos, na destinação de verbas, na intermediação de ações do Governo Federal e na atenção aos prefeitos, o que tem feito com que o Senador receba elogios públicos por parte dos gestores municipais e por parte dos que querem o bem da Paraíba. Entretanto, também acaba por, infelizmente, incomodar os que não conseguem apresentar um trabalho sério e qualificado aos paraibanos.

O Senador Veneziano reitera que, em nenhum momento, fez menções agressivas ou desrespeitosas à senadora. Até mesmo na própria solenidade de lançamento do PAC na Paraíba, na última terça-feira (12), quando ela, num momento extremamente inapropriado, em desrespeito às autoridades presentes e ao povo paraibano, que celebrava a vinda de ministros do Governo Federal para anunciar investimentos superiores a R$ 36 bilhões de reais no estado, desperdiçou seu precioso tempo de fala para, mais uma vez, atacar o senador. E Veneziano, no seu momento de falar, novamente de forma polida, educada e respeitosa, ignorou os ataques injustificáveis da senadora, preferindo falar da alegria dos paraibanos em receber os investimentos, em nome da boa relação com a bancada e do respeito às autoridades que ali estavam. Pelo contrário, ao se dirigir à senadora, saudou a sua presença de forma respeitosa, como sempre tem feito, pois sua postura no trato com as pessoas vem “de berço”, da educação que recebeu de seus pais e que lhe acompanha em toda a sua vida, onde quer que esteja e se reportando a quem quer que seja, mesmo àqueles que não tem a mesma postura.

Por fim, Veneziano reafirma seu respeito aos colegas senadores e seu compromisso de continuar, como sempre foi, com uma postura educada e respeitosa para com todos, indistintamente, conclamando a senadora a usar seu precioso tempo e seu trabalho em favor dos paraibanos, não para atacar as pessoas de forma injustificada, grosseira e desrespeitosa.

Daniella Ribeiro denuncia machismo após Veneziano dizer que parlamentar usa Senado para “desfilar”; senador se diz vítima de ‘agressões’ da colega apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade