O ministro Renan Filho fez um anúncio significativo durante o evento de assinatura da ordem de serviço para a execução das obras remanescentes da triplicação da BR-230, que liga Cabedelo a João Pessoa, realizado nesta terça-feira (5). Ele revelou um aporte de R$ 88 milhões destinados à manutenção da BR-101, no trecho que abrange desde a divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba até Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Durante o evento, Renan Filho enfatizou que esses recursos, provenientes do governo federal através do PAC das Rodovias, serão direcionados para aprimorar a infraestrutura da BR-101 na Paraíba.  “É uma rodovia que tem menos de 5% de malha considerada boa. A rodovia inteira está péssima ou regular”, comentou o ministro.

Os serviços planejados compreendem a reparação de placas de concreto danificadas, reciclagem, fresagem, aplicação de microrrevestimento, roçagem, limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem. A estimativa é de que a execução dessas melhorias demande um período de três anos.

A BR-101 figura entre os trechos de rodovias federais que podem ser incluídos no pacote de concessões à iniciativa privada, conforme previsto no Novo PAC do governo Lula. Renan Filho alegou que, com as intervenções planejadas, o investimento que as empresas privadas terão de fazer ao assumir a BR-101 no estado será consideravelmente menor. Isso, por sua vez, poderá resultar em uma tarifa de pedágio mais acessível para os usuários.

Ministro libera R$ 151 milhões para triplicação da BR-230 e R$ 88 milhões para BR-101 na Paraíba

Paraíba receberá R$ 88 milhões do Novo PAC para obras de manutenção da BR-101, anuncia ministro dos transportes apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante