O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou, nesta terça-feira (5), a ordem de serviço para a realização da continuidade das obras da triplicação da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa. A iniciativa contará com um aporte financeiro de R$ 151 milhões para retomar os trabalhos que estavam paralisados desde o ano anterior.

A cerimônia de assinatura ocorreu em um encontro com parte da bancada federal paraibana, realizado em Brasília, contando com a participação remota do governador João Azevêdo (PSB) por meio de videoconferência, bem como dos prefeitos de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), e Cabedelo, Vitor Hugo (União Brasil), além do superintendente do DNIT na Paraíba, Arnaldo Monteiro Costa.

“A obra começou em 2017 e havia uma leniência na obra, uma clara leniência. Agora, contratamos a obra em julho, com valor de R$ 151 milhões para essa obra. Essa intervenção vai beneficiar toda a Região Metropolitana”, afirmou o ministro.

Os recursos destinados à retomada da triplicação da BR-230 serão direcionados, especialmente, para a área compreendida entre os quilômetros 2 e 13, localizada em frente à Mata do Amém, em Cabedelo. A empresa CLC/Conserva será encarregada da execução dos trabalhos, que incluirão a construção de dois viadutos, a instalação de seis passarelas, a continuação do processo de implantação da terceira faixa e vias marginais, além da restauração da pista já existente e a melhoria na iluminação pública.

Para concluir o projeto até o viaduto de Oitizeiro, no quilômetro 28, serão necessários vultuosos investimentos adicionais. O ministro Renan Filho destacou que em uma nova fase e licitação, que ainda está por começar, serão alocados R$ 250 milhões para a parte urbana de João Pessoa, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. Contudo, a data para a autorização da readequação até o Viaduto de Oitizeiro ainda não foi determinada.

WhatsApp Image 2023 09 05 at 13.38.56
(Foto: Reprodução/Youtube – Ministério dos Transportes)

Ministro libera R$ 151 milhões para triplicação da BR-230 e R$ 88 milhões para BR-101 na Paraíba
(Foto: Reprodução/Youtube – Ministério dos Transportes)

No evento, o governador João Azevêdo anunciou que um dos viadutos previstos no projeto da triplicação da BR-230 está em construção pelo estado, em colaboração com a prefeitura de João Pessoa, e tem previsão de entrega para fevereiro do próximo ano. Esse viaduto em construção está localizado nas proximidades do Centro Administrativo Municipal (CAM) em Água Fria.

“A Paraíba tem um programa de estradas extremamente vigoroso com recursos próprios e fico feliz com o esforço do DNIT para que a Paraíba tenha uma malha rodoviária que seja exemplo. Espero que tenhamos agilidade para tocar essas obras e o Governo do Estado está presente para parcerias”, afirmou o governador durante a assinatura dos documentos.

WhatsApp Image 2023 09 05 at 14.30.12
(Foto: Reprodução/Youtube – Ministério dos Transportes)

Participaram do evento, de forma presencial, os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Efraim Moraes Filho (União Brasil), os deputados federais Romero Rodrigues (Podemos), Mersinho Lucena (PP), Aguinaldo Ribeiro (PP), Gervásio Maia (PSB), Wilson Santiago (Republicanos) e Damião Feliciano (Republicanos).

Ministro Renan Filho libera R$ 151 milhões para retomada da triplicação da BR-230 na Grande João Pessoa apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante