Lula defende sigilo sobre votos dos ministros do STF

stf

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta terça-feira (5), o sigilo dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com a divulgação dos placares das votações da corte sem que seja especificado como cada magistrado votou.

Em sua live semanal “Conversa com o Presidente”, Lula defendeu a mudança como uma forma de “não criar animosidade” contra os ministros do Supremo.

“Se eu pudesse dar um conselho é o seguinte: a sociedade não tem que saber como vota um ministro da Suprema Corte. Eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber”, disse Lula.

“Para a gente não criar animosidade, eu acho que é preciso começar a pensar se não é o jeito da gente mudar o que está acontecendo no Brasil, porque do jeito que vai daqui a pouco um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, não pode mais passear com sua família, porque tem um cara que não gostou de alguma decisão dele”, acrescentou.

A fala de Lula vem depois de o ministro Alexandre de Moraes e familiares serem hostilizados no aeroporto de Roma por um grupo de brasileiros críticos a decisões recentes do ministro. Na ocasião, quando voltava de uma palestra na Itália realizada em julho, Moraes teria sido xingado pelo grupo e o filho do ministro agredido com um tapa no rosto.

Na segunda-feira, o Ministério da Justiça informou que recebeu das autoridades italianas as imagens do circuito interno do aeroporto de Roma que registraram o episódio e as encaminhou para a Polícia Federal.

Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

Lula defende sigilo sobre votos dos ministros do STF appeared first on InfoMoney.

Reuters