A reorganização ministerial visando a inclusão do Centrão na Esplanada dos Ministérios está sendo coordenada tanto pelo lado do Republicanos quanto pelo PP, em conjunto com o governo federal. Segundo o jornal O Globo, as mudanças somente serão efetivadas se ambos os partidos forem contemplados. A previsão é de que as alterações no gabinete ministerial sejam anunciadas nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desde o início das discussões em julho, as negociações têm ocorrido de forma colaborativa. Conforme um membro do Centrão, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi informado sobre a união das bancadas do PP e do Republicanos.

A destinação do Ministério de Portos e Aeroportos ao Republicanos já está em andamento, mas a indefinição em relação à pasta que caberá ao PP ainda está obstruindo a finalização da reforma.

A previsão é que as negociações sejam finalizadas nesta semana, após o retorno do presidente Lula de uma viagem de sete dias à África. O PP almeja o Ministério do Desenvolvimento Social, mesmo sem a inclusão do Bolsa Família. Setores do governo e do PT resistem em dividir a pasta, que atualmente está sob a liderança do petista Wellington Dias.

Visto que o objetivo central da reforma governamental é consolidar uma base na Câmara dos Deputados para garantir um cenário político menos turbulento do que o observado no primeiro trimestre, também é essencial para os petistas que a entrada do PP e do Republicanos ocorra de maneira conjunta.

O PP conta com 49 deputados e o Republicanos, com 41. Não se espera que 100% das duas bancadas se tornem apoiadoras do governo, mas a expectativa é que uma parte significativa dos parlamentares das duas agremiações sigam as diretrizes da administração Lula, pelo menos nas votações relacionadas a pautas econômicas e sociais.

O Republicanos indicou o deputado Silvio Costa Filho (PE) para compor o ministério. Enquanto isso, o PP deseja que o também deputado André Fufuca (MA) assuma um cargo na Esplanada dos Ministérios.

Além das duas pastas ministeriais, os partidos também devem obter o comando da Caixa, que provavelmente ficará sob responsabilidade do PP, e a gestão da Funasa, que seria direcionada ao Republicanos.

Caso Silvio Costa Filho seja alocado no Ministério de Portos e Aeroportos, o atual ocupante da pasta, Márcio França (PSB), deverá ser realocado para outra posição. Ele poderá assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa, que poderá ser criado, ou o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Progressistas e Republicanos firmam acordo para entrada conjunta no governo Lula apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante