Projeto propõe multas a organizadores de eventos esportivos em casos de racismo

Um novo projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados tem como objetivo estabelecer a responsabilidade das federações, ligas e organizações esportivas por situações de racismo ocorridas em eventos sob sua organização. A iniciativa propõe que essas entidades sejam passíveis de multa como forma de coibir a prática do crime, destaca reportagem do jornal O Globo.

O autor do projeto é o deputado Beto Ferreira (PSDB/MS), que sugere uma emenda à Lei Geral do Esporte. O parlamentar argumenta que, embora já existam penas, incluindo prisão, para torcedores que protagonizem atos racistas, as entidades esportivas não devem se eximir da responsabilidade nesse cenário.

“É importante irmos além e corresponsabilizarmos Federações, Ligas e organizações esportivas nesses inaceitáveis casos de racismo, como o acontecido na Espanha com o jogador Vini Jr, mas também recorrentes no esporte nacional”, diz trecho do projeto.

Projeto propõe multas a organizadores de eventos esportivos em casos de racismo apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante