O secretário de Comunicação Social da Paraíba, Nonato Bandeira, afirmou apoiar a criação do Conselho de Comunicação Social do Estado (CCS-PB). Ele, no entanto, defende que a atuação do órgão seja restrita aos meios e ações de divulgação do Governo do Estado. A declaração do jornalista foi dada nesta quarta-feira (16) em entrevista ao programa Observatório Debate, do Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor).

De acordo com Nonato, o Conselho não deve interferir na esfera privada e concentrar sua competência e atribuições – a serem definidas em lei – ao que produzem e promovem a própria Secretaria que ele dirige e as mídias vinculadas à EPC – Empresa Paraibana de Comunicação, a exemplo do jornal A União, à Rádio Tabajara e outros veículos de comunicação que venham a ser instalados e mantidos pelo governo estadual.

A criação do CCS-PB foi reivindicada pelo Observatório ao governador João Azevedo em 25 de outubro de 2022. Ele recebeu o pedido após debate na TV Tambaú, de João Pessoa, com o então deputado federal Pedro Cunha Lima, que disputou com o atual governante o segundo turno das eleições de 2022.

Ainda sem data definida, o secretário Nonato Bandeira acredita que o assunto será discutido em breve pelo governador com a Assembleia Legislativa, à qual o chefe do Poder Executivo deve encaminhar projeto de lei complementar que cria o Conselho, cumprindo assim o que prevê a Constituição Estadual desde 1989.

Nonato Bandeira diz apoiar criação do Conselho de Comunicação da Paraíba, mas restrito a ações do governo apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade